Rival do Athletico contra o rebaixamento fecha com ex-técnico do Coritiba
De volta à zona de rebaixamento do Brasileirão, o Juventude mudou tudo em seu comando técnico neste fim de semana. O técnico Jair Ventura foi demitido após a derrota por 4 a 2 para o Flamengo, no Maracanã, nesse sábado (26), pela 31ª rodada da Série A.
Neste domingo (27), o time gaúcho, que não vence há cinco jogos, anunciou a contratação de Fábio Matias, ex-Coritiba, para o posto de comandante. O treinador de 45 anos, que tem passagem pelo Botafogo, se apresenta nesta segunda (28), junto com o auxiliar Lucas Batista.
No Coxa, Matias não deixou saudade na torcida. Ele assumiu em junho, após indicação do então diretor técnico Paulo Autuori, e acabou demitido apenas um mês depois. Ao todo, somou uma vitória, três empates e quatro derrotas em oito rodadas da Série B.
Quando Matias assumiu, o Alviverde era o oitavo colocado, com 14 pontos. O treinador deixou a equipe na 14ª posição, com 20 anos, a apenas dois pontos da zona de rebaixamento à Série C.
No Botafogo, Matias foi auxiliar permanente, mas também serviu também como técnico interino em dez jogos no início da temporada, entre a saída de Tiago Nunes e a chegada de Artur Jorge. Por lá, acumulou oito vitórias, um empate e uma derrota.
Fábio Matias foi escolha de Autuori e William Thomas para o Coritiba
Contratado em junho deste ano, Matias foi uma aposta de Paulo Autuori e do head esportivo William Thomas. O técnico assumiu seu primeiro time de forma efetiva, após construir uma carreira no futebol de base e atuar em alguns elencos profissionais como interino, como no Botafogo.
Na apresentação do técnico, na época, Thomas destacou que o clube procurava um técnico jovem e que pudesse se desenvolver no clube. Esses fatores foram alguns que determinaram pela escolha de Matias, segundo o diretor.
"Sempre com compromisso com excelência, entendemos e decidimos pelo treinador, com muita clareza daquilo que queríamos. Fazia todo o sentido um desenho de características de um profissional jovem, com experiência confirmada e com entusiasmo para fazer parte do projeto conosco", disse o head esportivo coxa-branca em coletiva, na ocasião.
No começo, Matias conseguiu dois jogos de invencibilidade com o Coritiba. Empatou com o Goiás fora de casa, quando o Esmeraldino estava no G4, e venceu o América-MG na rodada seguinte, quando o Coelho era o líder, em casa. Desde então, no entanto, a equipe não venceu mais.
Além disso, o treinador não conseguiu nenhuma vitória fora de casa, um dos objetivos que destacou em sua chegada ao clube. A saída dele agora foi uma decisão da Treecorp, empresa dona de 90% da SAF coxa-branca.