De volta ao Atlético-MG, Cuca colecionou polêmicas no time do coração
O técnico Cuca, que teve uma polêmica passagem pelo Athletico em 2024, está de volta ao Atlético-MG. A negociação avançada foi noticiada por diversos veículos de Minas Gerais e confirmada pelo UmDois Esportes.
Depois de negativas de Luis Castro e Tite, Cuca é o preferido da diretoria do Galo para substituir Gabriel Milito. O argentino não permaneceu após levar o time aos vice-campeonatos da Copa do Brasil e da Libertadores.
No Brasileirão, o time se salvou da queda na última rodada justamente ao bater o Furacão, que acabou rebaixado à Série B. Esta será a quarta passagem do paranaense Atlético-MG. Na primeira, venceu a inédita Libertadores, enquanto na segunda levantou a Copa do Brasil e o Brasileirão.
Passagem de Cuca pelo Athletico no centenário
Pelo Furacão, seu time do coração, Cuca conquistou um título e acumulou polêmicas em 23 jogos (14 vitórias, três empates e seis derrotas). Sua chegada aconteceu no início de março, em substituição ao colombiano Juan Carlos Osorio. Estreou com um sonoro 6 a 0 sobre o Londrina, na segunda partida das quartas de final do Campeonato Paranaense.
Depois, comandou o time em mais quatro vitórias até a conquista de campeão estadual – ao todo, foram oito vitórias seguidas logo na largada do técnico, que chegou a colocar o Athletico na liderança da Série A.
A saída, por outro lado, aconteceu após o empate com o Corinthians, na Ligga Arena, pela 11ª rodada do Brasileirão – o terceiro seguido nos acréscimos, após cenários similares contra Botafogo e Flamengo.
O treinador colocou o cargo à disposição e pediu demissão, se arrependeu mais tarde, mas a diretoria atleticana não fez nenhum esforço para convencer o comandante à frente da equipe. Cuca frequentemente pedia reforços (inclusive publicamente) e expressou descontentamento com o nível do elenco atleticano, sem ser atendido.
Mais tarde, em agosto, ele detonou o presidente Mario Celso Petraglia e o diretor financeiro Marcio Lara em mensagens enviadas em um grupo de torcedores atleticanos no WhatsApp.
Cuca teve chegada conturbada mesmo após condenação anulada
Mesmo com a anulação da condenação por estupro na Suíça, a chegada de Cuca ao Furacão teve repercussão nacional e causou polêmica nos debates.
Muitas mulheres relataram terem sido ameaçadas nas redes sociais por discordarem da contratação do treinador. Apesar disso, Cuca foi ovacionado pela maioria dos torcedores na goleada por 6 a 0 sobre o Londrina.
Na primeira entrevista, ao site oficial do Furacão, Cuca se disse aliviado, após a decisão da Justiça da Suíça. Dias depois, mudou o tom.
Além de se dizer angustiado, ele se comprometeu em transformar o futuro com atitudes. Nesse tempo, participou de uma palestra sobre violência contra a mulher para jovens das categorias de base e o elenco feminino do Furacão.