Copinha: Os maiores artilheiros da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, é a principal competição de categorias de base do futebol brasileiro.
O torneio é organizado anualmente pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e teve início em 1969. Inicialmente, a competição era chamada de Taça São Paulo de Juvenis. Até 1970, a competição recebia apenas equipes do estado de São Paulo, passando, a partir de 1971, a ter caráter nacional.
+ Confira as notícias do futebol brasileiro no UmDois Esportes
A disputa entre equipes Sub-20 dá início às novas temporadas do futebol brasileiro e é acompanhada de perto por empresários, clubes e torcedores, pois a Copinha já o foi o celeiro de grandes craques do futebol brasileiro.
Confira, a seguir, os cinco maiores artilheiros da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, em uma mesma edição do torneio.
5 - Felipe Micael - 10 gols
O atacante Felipe Micael, atualmente com 23 anos, anotou dez gols pelo Mirassol, em 2020, e ocupa o posto de quinto maior artilheiro da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Os gols na Copinha renderam ao atleta uma transferência para o Beerschot, da Bélgica, e para o Al-Jilal United, dos Emirados Árabes. Na sequência, ele defendeu também Ceará, Cascavel, Athletic, Boa Esporte, União Suzano e, mais recentemente, o Costa Rica EC.
4 - Gabriel Novaes - 10 gols
Empatado com Felipe Micael está o atacante Gabriel Novaes, atualmente com 25 anos, que anotou 10 gols com a camisa do São Paulo na edição de 2019. A artilharia na Copinha rendeu ao atleta uma chance no Barcelona B.
Na sequência, defendeu ainda Juventude, Bahia, RB Bragantino, Goiás e está atualmente na Ponte Preta, emprestado pelo Massa Bruta.
3 - Carlinhos - 11 gols
Na terceira posição, está o atacante Carlinhos, atualmente com 27 anos, que anotou 11 gols com a camisa do Corinthians, na edição de 2017.
Sem espaço no Timão, o jogador rodou por Oeste, Novorizontino, Vila Nova, Marcílio Dias, Atibaia, São Caetano, Santo André, Audax Rio, Juventus-SP, Camboriú, Nova Iguaçu e está atualmente no elenco do Flamengo.
2 - Luizinho - 11 gols
Na segunda posição, também com 11 gols, está o ex-atacante Luizinho, que alcançou a marca com a camisa do Botafogo na edição de 1971 da tradicional competição.
1 - Sinval - 12 gols
Na liderança do ranking está o ex-atacante Sinval. Em 1991, ele anotou 12 gols com a camisa da Portuguesa. Após o sucesso na base da Lusa, Sinval fez carreira em diversos clubes e se consolidou como um dos principais artilheiros do país nas décadas de 1990 e 2000.
Ele defendeu clubes como Grêmio, Botafogo, Coritiba, Santa Cruz, Vitória, São Caetano, Fortaleza, América-MG, Paraná Clube, dentre outros. Sinval se aposentou em 2007, quando defendia o Grêmio Barueri.