Brasileirão 2024: G6 pode virar G7, G8 ou até G9; entenda
O Brasileirão 2024 caminha para a reta final, ao mesmo tempo em que as disputas da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana também estão perto de definirem os seus campeões.
O resultado destas três competições, aliás, pode ter impactos diretos na Série A, que pode ver o G6 da competição virar G7, G8 ou até mesmo G9, dependendo dos resultados das demais disputas em jogo.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Neste momento, antes das definições das demais competição, o G6 do Brasileirão é composto por: Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Flamengo, São Paulo e Internacional. No atual cenário, os quatro primeiros colocados garantem vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2025.
Já o quinto e sexto colocados, neste momento São Paulo e Internacional, estariam classificados para as fases preliminares da competição continental da próxima temporada.
Brasileirão: como Libertadores pode afetar o G6
A primeira competição que pode alterar a atual configuração do Brasileirão é a própria Libertadores. Botafogo e Atlético-MG são os atuais concorrentes brasileiros pelo título.
+ Brasileirão: Especialista aponta "número mágico" para escapar do rebaixamento
O Botafogo venceu o Peñarol por 5 a 0, no Engenhão, na partida de ida, e encaminhou a vaga na final. Assim como o Galo, que bateu o River Plate por 3 a 0, na Arena MRV, e também deu um passo importante para ir à decisão.
Vale lembrar que o título da Libertadores garante vaga direta ao campeão para a edição da competição em 2025. Sendo assim, em caso de título do Botafogo, atual líder do Brasileirão, a equipe carioca garantiria a vaga via Libertadores e abriria automaticamente o G7 na Série A.
Já em caso de título do Galo, o cenário é mais complexo. O Atlético-MG é o atual 9º colocado do Brasileirão e precisaria subir de posições para ampliar o G6 da competição.
Brasileirão: como a Copa do Brasil pode afetar o G6
Na sequência, a final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético-MG, também pode afetar diretamente o G6 do Brasileirão.
+ Série B: Especialista aponta "número mágico" para conquistar acesso
Caso o Flamengo, atual 4º colocado da Série A, conquiste o título da Copa do Brasil sobre o Galo e, além disso, mantenha-se entre os primeiros colocados do Brasileirão, a disputa por pontos corridos abriria mais uma vaga para a Libertadores do ano que vem.
Isto porque o título da Copa do Brasil também assegura vaga direta para o torneio nacional em 2025. Sendo assim, em caso de títulos do Botafogo, na Libertadores, e do Flamengo, na Copa do Brasil, o G6 do Brasileirão viraria G8.
Já em caso de título do Atlético-MG na Copa do Brasil, vale a mesma ressalta feita acerca da eventual final da Libertadores deste ano: o Galo teria de subir de posições também no Brasileirão para ampliar o G6 da competição.
Brasileirão: como a Sul-Americana pode afetar o G6
Por fim, a disputa da Sul-Americana deste ano também pode trazer impactos diretos no G6 do Brasileirão. Caso o Cruzeiro, atual 8º colocado da Série A, seja o campeão da Sula, existe a possibilidade de um eventual G9 no Brasileirão.
Assim como nos casos de Libertadores e Copa do Brasil, a conquista da Sul-Americana também garante vaga direta na Liberta 2025.
Isto aconteceria em caso de título do Botafogo na Libertadores; título do Flamengo na Copa do Brasil; e título da Raposa da Sul-Americana, desde que estas equipes também se mantenham posicionadas na parte superior da tabela do Brasileirão.