Brasileirão com 30 times? Veja como ficaria a Série A sem rebaixamentos
A Associação Argentina de Futebol (AFA) definiu que o Campeonato Argentino não terá mais rebaixados nesta temporada e passará a ter dois clubes a mais na disputa em 2025.
A inusitada decisão fará com que a elite argentina passe a ter 30 clubes no ano que vem — os 28 atuais, mais os dois promovidos da segunda divisão. Ou seja, os dois clubes que seriam rebaixados, no sistema atual de média de pontos, continuarão na primeira divisão.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
A decisão da AFA transformará o sistema de disputa do Campeonato Argentino, que será composto por dois grupos com 15 equipes, com os melhores colocados avançando para partidas em mata-mata.
No total, apesar de contar com mais clubes, a disputa passará ter 32 partidas, diminuindo o número atual de 41 “rodadas”.
E se a CBF se inspirasse na AFA, como ficaria o Brasileirão 2025?
Em um cenário hipotético, caso a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidisse reformular o atual formato do Brasileirão, disputado por 20 equipes, em pontos corridos, e recorresse à AFA como inspiração, como ficaria o novo Campeonato Brasileiro com 30 equipes?
Para se chegar a um resultado, uma das possibilidades seria a entidade que rege o futebol brasileiro “cancelar” os rebaixamentos da atual temporada, além de manter os quatro acessos da Série B. Desta maneira, a disputa já alcançaria o número de 24 concorrentes.
Para completar o número necessário de participantes, a CBF poderia então recorrer ao ranking da entidade, e alçar à elite nacional as seis equipes que ainda estariam de fora da primeira divisão brasileira.
Como ficaria o Brasileirão com 30 times
Sendo assim, o Brasileirão hipotético com 30 clubes partiria dos 20 clubes atuais: Athletico-PR, Corinthians, Cuiabá e Atlético-GO, atuais últimos quatro colocados, escapariam do rebaixamento.
Além disso, estariam garantidas as equipes que terminarem a Série B deste ano entre os quatro primeiros colocados: neste momento, Santos, Sport, Novorizontino e Mirassol.
Com esta decisão, a disputa já teria 24 concorrentes para 2025. Os seis próximos participantes viriam dos melhores posicionados no ranking da CBF. No caso, os clubes seriam: América-MG (14º); Goiás (21º); Ceará (22º); Coritiba (23º); CRB (27º) e Avaí (28º).
Brasileirão com 30 times: veja como ficaria a elite em 2025
- Athletico-PR
- Atlético-GO
- Atlético-MG
- Bahia
- Botafogo
- Bragantino
- Corinthians
- Criciúma
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Flamengo
- Fluminense
- Fortaleza
- Grêmio
- Internacional
- Juventude
- Palmeiras
- São Paulo
- Vasco
- Vitória
- Santos
- Sport
- Novorizontino
- Mirassol
- América-MG
- Goiás
- Ceará
- Coritiba
- CRB
- Avaí