Piloto paranaense substitui ex-campeão em treino da Fórmula 1

O paranaense Felipe Drugovich participou, nesta sexta-feira (11), do primeiro treino livre do GP do Bahrein de Fórmula 1. Piloto reserva da escuderia Aston Martin, o brasileiro substituiu o espanhol Fernando Alonso, campeão em 2005 e 2006.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) exige nesta temporada que cada um dos pilotos titulares precisará ceder seu lugar para os jovens em dois treinos livres.
No treino livre, Drugovich, que é paranaense de Maringá, terminou em 16º lugar e ficou na frente de quatro pilotos. Fernando Alonso retorna para a segunda atividade desta sexta-feira e participa normalmente da corrida no domingo (13).
Conheça o paranaense Felipe Drugovich

Felipe Drugovich foi campeão da Fórmula 2 em 2022 e virou piloto reserva da Aston Martin há três anos. O piloto já participou de seis treinos livres e três sessões de testes de fim da temporada na Fórmula 1.
O nome do paranaense surgiu como uma possibilidade para assumir a titularidade da Aston Martin para 2025, mas Fernando Alonso e Lance Stroll seguiram como os pilotos da equipe.
Em janeiro, Drugovich participou da tradicional prova 24 horas de Daytona, nos Estados Unidos. “Foi uma experiência incrível, como é de se esperar de uma corrida com 24 horas de duração, seja em Daytona, seja em Le Mans”, destacou.
"Consegui mostrar meu potencial mais uma vez, o que foi muito bom para mim. No geral, estou contente com a minha performance. O resultado, como eu disse, poderia ter sido muito melhor, mas corridas são assim", acrescentou, na ocasião.
Brasil tem dois pilotos na Fórmula 1
Além de Felipe Drugovich, outro brasileiro participa da temporada da Fórmula 1. O paulista Gabriel Bortoleto é o representante do país nas corridas e faz dupla com o alemão Nico Hülkenberg.
A última vez que dois pilotos brasileiros participaram de uma sessão oficial foi na temporada de 2022. Há três anos, o mesmo Drugovich e Pietro Fittipaldi estiveram no primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi.
Já a última vez que uma dupla do Brasil disputou uma corrida da Fórmula foi também no GP de Abu Dhabi, mas em 2016. Felipe Massa ficou em 9º lugar e Felipe Nasr terminou em 16º.