Zagueiro revelado pelo Coritiba conquista título na Europa
O zagueiro Juninho, revelado pelo Coritiba, conquistou o título da Superliga Dinamarquesa no último domingo (25). O defensor brasileiro de 29 anos atuou em 78% das partidas do Midtjylland na principal competição da Dinamarca.
Além do título, o triunfo na liga local garante ao zagueiro, que também já defendeu Bahia, Atlético-MG e Palmeiras, a participação nos playoffs da próxima Liga dos Campeões, a principal competição europeia.
+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B
O título veio com emoção, pois o Midtjylland iniciou a rodada final da competição empatado como rival Brondby, mas atrás no saldo de gols. A equipe de Juninho recebeu o Silkeborg e ia vencendo até os 37 do segundo tempo, quando sofreu o empate.
No entanto, na outra partida, o Brondby acabou derrota de virada, em casa, para o AGF, abrindo caminho para o título da equipe de Juninho.
Zagueiro revelado pelo Coritiba comemora segundo título europeu
Em 2022, Juninho já havia participado da conquista da Copa da Dinamarca. "É um momento muito especial para mim. Não tem como não lembrar de tudo o que passei para chegar até aqui e ter a oportunidade de ser campeão novamente em um clube importante", destacou.
O atleta também valorizou a experiência europeia. "São três anos em que estou tendo a oportunidade de entender muito mais o funcionamento do jogo, como posso melhorar para sempre ajudar a equipe. Fora de campo, tenho aproveitado para conhecer muitos lugares, aprender um pouco mais sobre a cultura com minha mulher e filho", completou.
Juninho teve rápida ascenção no Coritiba
O zagueiro Juninho teve rápida ascenção no Coritiba, após ser promovido das categorias de base para o time principal, em 2015. Na primeira temporada na equipe, disputou 20 partidas. Em 2016, virou titular absoluto e terminou o ano com 60 partidas e um gol marcado.
Já em 2017, na temporada seguinte, acabou negociado pelo Coxa com o Palmeiras. Na ocasião, o clube paulista pagou 3 milhões de euros (cerca de R$ 10,2 milhões, na época), por 50% dos direitos econômicos do defensor.
Em 2018, Juninho seria emprestado ao Atlético-MG e, na temporada seguinte, ao Bahia, onde voltou a obter destaque. Em 2021, o clube baiano anunciou a venda do zagueiro para o Midtjylland por cerca de R$ 10 milhões. A venda rendeu grana extra ao Coxa.