Velocidade e jovem promessa: quem é Rodrigo Gelado, novo lateral-esquerdo do Coritiba
O novo lateral-esquerdo do Coritiba, Rodrigo Gelado, foi promovido ao futebol profissional neste ano, no Vila Nova. O atleta foi chamado para a equipe principal do time goiano quando disputava a Copinha, no início de 2023, e precisou deixar a competição de futebol júnior para a nova oportunidade: iniciar a carreira na Série B.
O Coritiba comprou 70% dos direitos do jogador por cerca de R$ 1,5 milhão, de acordo com o ge.com- os outros 30% ficaram com o Tigrão. O contrato é válido por quatro anos.
Rodrigo Silva Nascimento, mais conhecido como Rodrigo Gelado, atuou nas categorias de base do SESP Samambaense e pelo Taguatinga, antes de chegar ao Vila Nova o ano passado. Em abril, foi um dos principais nomes do Campeonato Goiano, eleito como o jogador revelação. Com apenas 20 anos, o baiano de Salvador teve destaque da Segunda Divisão, mesmo sem conseguir o acesso com o time, que terminou na oitava colocação. Agora, ele vai usar a experiência que adquiriu na competição para tentar o acesso com o Coritiba no ano que vem.
“Sofri muito para conseguir uma oportunidade e, quando a tive, agarrei com todas as forças. Eu trabalhava em um lava-jato para pagar minha passagem e jogar o Candango sub-20. Foi tudo muito difícil, hoje vejo que valeu a pena me esforçar”, disse em entrevista ao jornal O Popular, em junho.
Perfil e caraterísticas de jogo
Na Série B, Gelado disputou 35 jogos pela equipe goiana, com quatro assistências e um gol. O lateral foi o segundo atleta com mais assistências na equipe, quatro no total. Por outro lado, foi o que mais perdeu a posse de bola no time.
"É um jogador com potencial. É um menino que oscilou, é natural pela idade e por ser o primeiro ano disputando uma Série B. É forte, tem velocidade, tem gás e boa parte física. Ele precisa de alguns ajustes, como todo garoto que acaba de subir, tanto na questão de macação, quanto na questão ofensiva. É só com o tempo e experiência de treinadores e comissões técnicas que orientem o garoto, mas ele tem muito bom potencial", explicou o jornalista Paulo Massad da Band News Goiás ao UmDois Esportes.
Veja também:
Atleta forjado na Série B
De acordo com Massad, a trajetória pelo Vila Nova na Segundona na última temporada vai beneficiar o Alviverde.
"É um menino que tem potencial para aprender e muita coisa e você cresce jogando. Ele teve uma Série B inteira com o Vila e em 2024 ele deve estar mais pronto do que esteve este ano", explicou.
Muito jovem, Gelado é um atleta ainda em formação. Para o jornalista, o lateral vai levar um tempo para alcançar o máximo potencial dentro de campo.
"Eu vejo muito mais o Gelado, não vou dizer como uma aposta, mas para estar pronto para um projeto desses, leva uns dois anos. Penso que pode contribuir pela juventude e vitalidade em campo para um trabalho de acesso. Pelo que eu acompanhei dele, ele deve atingir o ápice daqui uns dois ou três anos", projetou.
Ficha técnica
Nome completo: Rodrigo Silva Nascimento.
Nascimento: 328/09/2003 (Salvador - BA).
Posição: lateral-esquerdo.
Altura: 1,82m.
Carreira: SESP Samambaense (sub-20), Taguatinga (sub-20) e Vila Nova.