Único time a não vencer fora, Coritiba luta contra sina como visitante
Único time que ainda não venceu como visitante neste Brasileirão, o Coritiba vem convivendo com a sina de maus resultados longe de seus domínios.
Na atual temporada, são apenas dois empates e cinco derrotas longe do Couto Pereira. Um aproveitamento de apenas 9,52% dos pontos disputados.
Todos os outros times já ganharam como visitante pelo menos uma vez. Quem tem o pior desempenho são Fortaleza (14,29%), América-MG (14,81%) e Avaí (16,67%).
Números que refletem diretamente no desempenho geral do Coxa na competição. Em 14º lugar na tabela, o Alviverde soma 19 pontos, apenas um a mais que o Ceará, que abre a zona de rebaixamento.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
"É algo que estamos trabalhando há muito tempo com o elenco, com o departamento de futebol, a parte psicológica, de tirar um pouco essa história ruim que temos de jogos como visitante. Tem que jogar, não pode perder", afirmou o técnico Gustavo Morínigo, em entrevista coletiva após o empate em 2 a 2 com o Juventude.
Histórico do Coritiba como visitante não é positivo
No entanto, não é de hoje que o Coritiba sofre com esse retrospecto fora de casa. De 2011 para cá, em oito participações na elite, o melhor aproveitamento foi em 2017 quando somou quatro vitórias, cinco empates e dez derrotas (33,3%).
Nas outras temporadas, as campanhas foram ainda piores. O ano que o time mais venceu longe de seus domínios foi em 2015, com cinco triunfos. Em 2011, 2012 e 2020 ganhou somente três, enquanto em 2013, 2014 e 2016 só saiu com a vitória em duas oportunidades.
A última vitória como visitante foi em 15 de janeiro de 2021, quando bateu o Vasco por 1 a 0, em São Januário, pela 30ª rodada do Brasileirão de 2020. De lá pra cá, no total, foram três empates e oito derrotas, contando aquela edição e a atual.
O Alviverde terá, na sequência, dois jogos seguidos fora. Contra o Flamengo, sábado (16), às 19h, no Mané Garrincha, e quarta-feira (20), contra o Corinthians, na Neo Química Arena.