Coritiba vence o União Rondonópolis e avança na Copa do Brasil
Com um gol do estreante Léo Gamalho, o Coritiba venceu o União Rondonópolis por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), no Luthero Lopes, e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil, encerrando um jejum de dois anos sem avançar no torneio nacional.
Agora, o Coxa terá pela frente um adversário paranaense, o Operário. O duelo será com o mando do Alviverde e deve ser marcado para a semana do dia 7 ou 14 de abril. Assim como na primeira fase, é um confronto único, mas sem a vantagem do empate para o visitante. Com isso, se o placar terminar igual, a disputa da classificação vai para os pênaltis.
+ Confira como foi União Rondonópolis x Coritiba no nosso Tempo Real!
Desde o começo o Coritiba dominou a partida, tendo mais posse de bola e rondando a área do União Rondonópolis, que adotou uma postura mais defensiva, explorando os contra-ataques.
A grande falha do Coxa era nas finalizações das jogadas, não aproveitando as oportunidades criadas, principalmente pelos lados do campo. Até que Léo Gamalho fez valer a fama de artilheiro e abriu o placar.
Aos 24 minutos, o camisa 9 ficou com a sobra na área após cobrança de escanteio, e, na linha da pequena área, chutou forte. A bola ainda bateu no travessão antes de morrer nas redes, fazendo o gol logo em sua estreia.
Precisando, então, virar o placar para sonhar com a classificação, o União Rondonópolis se expôs e deu ainda mais espaços para o Alviverde. Aos 28, Rafinha perdeu grande chance frente a frente com o goleiro, após jogada pela esquerda.
No segundo tempo, os donos da casa voltaram com uma atitude mais ofensiva. Nos primeiros dez minutos, o União Rondonópolis tomou conta da partida e ficou próximo da área de Wilson, mas sem levar perigo, praticamente nem chutando à meta.
Com boa vantagem, o Coritiba se fechou e priorizou a marcação, mas pouco conseguia reagir. Quando recuperava a bola, logo perdia no meio-campo, passando a errar muitos passes. Tanto que a primeira boa finalização do Coxa na etapa final foi aos 19, quando Val arriscou de fora da área e Neneca defendeu.
Nos últimos minutos, o Colorado diminuiu o ritmo e deu espaços para o Alviverde, que, foi para cima e por pouco não aumentou a vantagem. Aos 32, Igor Paixão recebeu de Robinho e arriscou, acertando o travessão. Na sobra, Léo Gamalho chutou para fora. Um lance que não fez falta no final e vitória e classificação garantidas na estreia na temporada.
Ficha técnica
COPA DO BRASIL
1ª fase
18/03/2021
UNIÃO RONDONÓPOLIS 0x1 CORITIBA
União Rondonópolis
Neneca; Evandro, Ferron, Abdala e Gabriel Neves; Maycon Canário (Igor Vieira), Maranhão e Alex Maranhão; Matheus (Bruninho), Thiago Pará (Lucas Bahia) e Ronny (Dinei).
Técnico: Júlio César Nunes
Coritiba
Wilson; Natanael, Luciano Castán, Henrique Vermudt (Thalisson) e Romário; Willian Farias, Val e Rafinha (Robinho); Igor Paixão (Valdeci), Waguininho e Léo Gamalho.
Técnico: Gustavo Morínigo
Local: Estádio Luthero Lopes (Rondonópolis-MT)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas Da Silva (PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves (PA) e Rafael Ferreira Vieira (PA)
Gol: Léo Gamalho, 24 do 1º
Cartões amarelos: Gabriel Neves (UNI); Romário (COR)