Torcedor do Coritiba faz campanha por prêmio da Fifa e é homenageado por torcida
Símbolo da torcida do Coritiba, Jairton Rocha iniciou uma nova campanha para ser indicado ao Fifa Fan Awards, que premia torcedores de todo o mundo que têm histórias de paixão com o futebol.
Coxa-branca desde os oito anos de idade, Jairton sofre com atrofia muscular dos membros inferiores, mas isso não o impede de frequentar o Couto Pereira e torcer pelo time do coração, seguindo os passos do pai.
"Eu torço desde os oito anos para o Coritiba. Vem do meu pai, que era coxa-branca. Cresci vendo ele acompanhar pelo radinho de pilha e fui no mesmo caminho", conta ao UmDois Esportes.
É a segunda vez que ele tenta a indicação, que não conseguiu em 2021. Neste ano, Jairton acredita ter mais chances de indicação, já que começou a campanha mais cedo. Outro fator que está levando em conta, é que um brasileiro não vence o prêmio há três anos.
"Em 2021, a gente fez uma campanha muito em cima da hora. Na época, fizemos em setembro. Quanto antes começar a campanha, melhor é. E tem mais uma questão, naquela época, dois brasileiros tinham vencida em sequência [nos anos anteriores]", disse Jairton.
Torcedor do Coritiba foi homenageado por organizada
No último jogo do Coxa, no empate contra o Vila Nova, Jairton foi homenageado pela Império Alviverde, organizada do clube. A torcida fez uma bandeira com o rosto de Jairton e a frase "Jairton Rocha, alma guerreira, eterno guerreiro coxa-branca".
A homenagem foi uma surpresa para Jairton e coincidiu com o início da campanha pelo Fifa Fan Awards.
"Isso me pegou de surpresa. Aquela homenagem da Império não tinha nada a ver com a questão da Fifa. Eu cheguei lá no primeiro anel, onde sempre fico, e o rapaz começou a tremular a bandeira na minha frente. Aquilo me emocionou muito e marcou bastante. Não é para qualquer pessoa poder ter esse privilégio", disse, emocionado.
O torcedor, que vende rifas para sair de Guaratuba, onde mora, para ir ao Alto da Glória em dias de jogos, diz se sentir lisonjeado de ter uma bandeira dedicada a ele.
"A última bandeira que vi foi com o rosto do Dirceu Krüger, maior ídolo do Coritiba. E foi agitada da mesma forma que foi a minha. São grandes ídolos que recebem essa homenagem e eu como simples torcedor, ver um momento desse emociona a gente. Deixa marcado", afirmou.
O que é o Fifa Fan Awards?
O prêmio da Fifa para torcedores acontece anualmente, durante o Fifa The Best, e homenageia torcedores que representam a paixão pelo seu time e pelo futebol.
Todos os anos, torcedores que chamam a atenção da Fifa pelas suas histórias, são indicados e três passam por uma votação. O mais bem votado vence a categoria.
Na última edição, no início desde ano, Hugo Daniel Iñíguez, torcedor do Colón de Santa Fé, venceu o prêmio depois de ter sido fotografado amamentando seu filho na arquibancada durante jogo da equipe.
Veja como ajudar Jairton, torcedor do Coritiba
Como o prêmio não tem inscrição, os torcedores que desejam participar precisam chamar atenção da Fifa nas redes sociais, por meio de hashtags e marcações nos comentários.
Para ajudar Jairton, o torcedor tem a hashtag #JairtonnoFifaFanAwards. Além disso, é possível marcar o perfil da Fifa nas postagens do torcedor nas redes sociais.
"Eu fico muito agradecido por quem puder estar abraçando essa campanha, porque esse sonho não é só meu. Quero dividir com todos os torcedores do Brasil, com a torcida do Coxa. Se a gente tiver esse reconhecimento, vamos estar representando o Brasil e homenageando o Coritiba", disse Jairton.
"É uma maneira de levar ao mundo o que significa o esporte e o futebol em si. Todos possam ver minha história e servir de exemplo para as pessoas não fazerem do futebol uma guerra. Porque o futebol é paixão e emoção", completou o torcedor do Coritiba.