Novo técnico do Coritiba destaca caminho para acesso e prega respeito à torcida
Perto de estrear no Coritiba, Fábio Matias falou pela primeira vez como técnico da equipe. Em sua primeira fala como treinador efetivo de um clube, o paulista falou sobre o caminho para o acesso à Série A.
"O Coritiba é um clube enorme no cenário brasileiro, que tem a camisa muito pesada. E as pessoas que estão à frente dele fazem você acreditar em organização e planejamento. Temos uma gama muito grande de profissionais experientes e bons trabalhando aqui. Isso faz com que o clube se transforme e possa chegar ao acesso", disse Matias à TV Coxa.
+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B
O treinador chegou do Botafogo para comandar o Alviverde. Com a carreira focada, em sua maioria, nas categorias de base, o técnico teve poucas experiências no futebol profissional. No total, fez 53 partidas como interino.
O perfil atende aos requisitos do head esportivo William Thomas e do diretor técnico Paulo Autuori, que procuravam um profissional que pudesse se desenvolver a longo prazo. Matias vai estrear no comando o Coxa neste domingo (16), contra o Goiás, pela 10ª rodada da Série B, às 18h30.
"Tenho essa energia e determinação de estar dentro do futebol e fazer algo diferente. Aplicar as ideias dentro do contexto que estou. Esse é o desafio que a gente tem, de iniciar da melhor forma possível. A gente sabe que leva um certo tempo, mas eu já enxergo no clube e nos atletas uma mentalidade vencedora, pelo trabalho que foi feito anteriormente. É algo a médio e longo prazo, não é rápido. E eu venho com esse perfil", afirmou Matias.
+ Jovem e "bom de vestiário": O que esperar de Fábio Matias no Coritiba?
Técnico do Coritiba prega respeito à torcida
Fábio Matias destacou a torcida coxa-branca, que tem protestado durante os jogos contra o desempenho abaixo do esperado. O treinador destacou o respeito que tem aos torcedores e afirmou que isso será visto também dentro de campo.
"É uma torcida apaixonada, vibrante. Tem a cobrança dentro dela e é normal. Mas o principal é fazer a torcida fazer parte, estar junto. A torcida viver, respirar e sentir esse momento. É ele que transforma um menino em torcedor do clube e vai propagando de uma forma inimaginável", afirmou.
"A torcida do Coritiba é uma das maiores do Brasil e uma das mais amantes do futebol. Temos que ter um respeito muito grande e é isso que levamos para os atletas. E eles sabem disso. Agora, precisa personificar isso dentro de campo. O torcedor tem que olhar e pensar 'esses caras vão conquistar grandes coisas'", completou o novo treinador coxa-branca.
+ Técnico Fábio Matias inicia trabalho no Coritiba com desafios
+ Com renovação "emperrada", artilheiro completa 80 dias fora do Coritiba