STJD cancela conversão de pena e adia retorno de Alef Manga ao futebol
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, nesta quinta-feira (1), que não haverá conversão de penas para atletas punidos por envolvimento em esquema de manipulação de resultados no futebol brasileiro.
A decisão adia o retorno do atacante Alef Manga, do Coritiba, ao futebol. A expectativa dos representantes do jogador é de que um novo pedido para conversão de pena e retorno ao futebol seja feito em abril.
Alef Manga foi suspenso por 360 dias do futebol por ter recebido cartão amarelo no jogo contra o América-MG, pelo Brasileirão de 2022, em troca de ter recebido R$ 45 mil de apostadores. A punição teve início em 31 de julho de 2023.
+ Confira a tabela do Coritiba no Campeonato Paranaense
Em janeiro deste ano, o Tribunal havia acatado pedido de conversão de 50% da pena em multa de R$ 60 mil e pagamento de cestas básicas, conforme prerrogativa prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Desta maneira, a expectativa de Manga era de porder retornar aos trabalhos no Coxa em 27 de janeiro. No entanto, o presidente do SJTD, José Perdiz, entendeu que a complexidade do caso, por envolver manipulação de resultados, requeria análise mais profunda.