Coritiba encerra chances de acesso e Operário ainda sonha: veja a matemática
A goleada sofrida para o Mirassol, na última terça-feira (5), decretou o fim das chances de acesso do Coritiba na Série B.
Faltando apenas três rodadas para o fim da Série B do Brasileirão, o Coxa tem 50 pontos, nove a menos que o Sport, que atualmente abre o G4, com 59. No entanto, a equipe comandada pelo técnico Jorginho tem 13 gols a menos de saldo de gol em relação aos pernambucanos.
+ Confira a tabela completa da Série B do Brasileirão
Ou seja: o Coritiba precisaria vencer os últimos três jogos por placares elásticos e ainda torcer para que, ao menos, seis clubes à sua frente não ultrapassem os 59 pontos. Impossível, de acordo com a matemática.
Já o Operário venceu bem o Sport, por 2 a 1, na última segunda-feira (4) e chegou aos 53 pontos, seis a menos que o próprio time pernambucano, que abre o G4. No entanto, de acordo com a matemática, o Fantasma tem apenas 1% de chances de acesso.
Confira, a seguir, a matemática do acesso na Série B.
As informações estatísticas são do portal especializado, Infobola, do matemático Tristão García. Vale lembrar que as listas a seguir não refletem, necessariamente, a posição de cada clube na tabela da Série B, mas sim as chances de alcançar os objetivos ao final da disputa.
Série B: chances de acesso
- Santos: 99%
- Novorizontino: 99%
- Mirassol: 95%
- Sport: 78%
- Ceará: 24%
- Goiás: 2%
- Operário: 1%
- Vila Nova: 1%
- América-MG: 1%
Série B 2024: regulamento da competição
A Série B 2024 segue o formato adotado para a competição desde 2016, o qual espelha o regulamento da Série A do Brasileirão.
Sendo assim, o torneio é disputado por 20 clubes, que se enfrentam entre si e turno e returno ao longo de 38 rodadas. Todas as equipes disputam 19 jogos em casa e 19 jogos fora.
A competição acontece no formato de pontos corridos, com a classificação final definida após a somatória da pontuação ao final das 38 rodadas. No final da disputa, além do campeão, os outros três melhores colocados, que formam o G4, garantem o acesso para a Série A.
No outro extremo da classificação, os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série C do Campeonato Brasileiro.