Segunda pior defesa do Brasileirão, Coxa já usou 17 jogadores diferentes no setor
Com 42 gols sofridos desde o início do Brasileirão, o Coritiba tem dificuldades para montar um sistema defensivo sólido.
Dono da segunda pior defesa do campeonato, apenas à frente do América-MG, o maior número de mudanças do Coxa é justamente neste setor. Ao todo, entre zagueiros e laterais, 17 atletas diferentes foram usados desde o início do ano.
A menos de três meses do fim do Brasileirão e em uma situação complicada, na lanterna do campeonato, o Alviverde já utilizou 44 jogadores durante o ano, no total.
+ Confira a tabela completa do Coritiba no Brasileirão
Natanael é o lateral com mais jogos, dos sete que já foram utilizados neste ano. O atleta fez 31 partidas com a camisa alviverde em 2023. Na zaga, Benjamin Kuscevic é o que mais entrou nos gramados: 24 vezes.
Entre os menos utilizados no setor defensivo estão o zagueiro Vilar e o lateral Marcos Vinicius. Os dois vieram de empréstimo do Maringá depois da vitória do Dogão sobre o Flamengo na Copa do Brasil.
Vilar entrou em apenas um jogo pelo Coxa, contra o Fortaleza, no primeiro turno. Marcos Vinicius fez cinco partidas. Na janela de transferências do meio do ano, os dois voltaram ao Maringá.
Foco das contratações do Coritiba, ataque já teve 16 jogadores
Mesmo com uma defesa precária, os atacantes foram o maior volume de contratações do Coritiba nesta temporada. Ao todo, 12 atletas chegaram para compor o setor ofensivo, dois deles ainda vão estrear.
Com Jesé Rodríguez e Islam Slimani em campo, o Coritiba vai ter utilizado 18 atacantes em 2023. Robson é o mais acionado e, nos últimos cinco jogo, marcou dois gols e teve uma assistência.
Rodrigo Pinho, com 26 partidas, e Alef Manga, com 25, são os atacantes que completam o setor como mais utilizados. Nenhum dos dois está atuando mais pelo Coxa nessa temporada.
Pinho foi descartado pela diretoria e Alef Manga foi emprestado ao Pafos, do Chipre, depois de ser punido por ser suspeito de participar do esquema de manipulação no futebol brasileiro.
Com 49 minutos com a camisa coxa-branca, Wesley Moreira é o atacante que menos atuou no elenco neste ano. O atleta chegou em abril, depois de ser vice-campeão do gaúcho pelo Caxias e, em julho, foi emprestado ao Ituano.
Confira abaixo todos os jogadores que atuaram no Coritiba em 2023
Goleiros: Gabriel, Luan Polli
Laterais: Natanael, Victor Luis, Diego Porfírio, Marcos Vinicius, Hayner, Jamerson e Diogo Batista.
Zagueiros: Márcio Silva, Chancellor, Bruno Viana, Vilar, Kuscevic, Henrique, Mauricio Antonio, Reynaldo, Jean Pedroso e Thiago Dombroski.
Volantes: Willian Farias, Jesús Trindade, Bruno Gomes, Junior Urso, Liziero, Sebástian Gomes, Andrey e Fransergio.
Meias: Marcelino Moreno, Gabriel Silva, Matheus Bianqui e Boschilia.
Atacantes: William Pottker, Robson, Fabrício Daniel, Rodrigo Pinho, Alef Manga, Wesley Pombo, Zé Roberto, Edu, Lucas Barbosa, Maurício Garcez, Diogo Oliveira, Kaio César, Wesley Moreira e Ruan Assis.