SAF do Coritiba quer transformar o clube em potência do futebol até 2030
O fundo de investimentos Treecorp realizou, na noite da última terça-feira (3), um evento para apresentar o projeto da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Coritiba para potenciais investidores. A reunião, anteriormente marcada para o Estádio Couto Pereira, aconteceu de maneira remota, via internet, evitando eventuais protestos de torcidas organizadas do Coxa.
No encontro, estavam os CEO da Lifetime Investimentos, Fernando Katsonis, e o sócio da gestora de investimento, Eduardo Fedato. A Lifetime é parceira do clube no processo de mudança para SAF.
A Treecorp, que comprou 90% da SAF do Coritiba, quer transformar o clube em uma potência do futebol até 2030. A transação foi homologada em junho, mas o closing do negócio, que é a transferência completa das propriedades para empresa compradora, deve acontecer neste mês. O compromisso da empresa é de investir R$ 1,3 bilhão no Coxa nos próximos dez anos.
Na reunião, a empresa apresentou os focos de investimento do fundo no Coxa nos próximos anos. Entre eles, entrar no top-10 de clubes da Série A do Brasileirão e ter participações frequentes na Libertadores são os principais objetivos relacionados à performance esportiva da equipe.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Durante o encontro, o CEO do clube, Carlos Amodeo, apresentou, além da performance, outros cinco eixos que serão o centro das atenções da SAF coxa-branca nos próximos anos: gestão, infraestrutura, torcida, mercado e inovação.
Na apresentação, o clube destacou o projeto Visão 2030, com os eixos que, segundo a SAF, vão tornar o Coritiba um dos principais clubes da Série A. "Reescrevendo as regras do jogo, moldando o futuro do futebol brasileiro. O futuro está sendo escrito e o Coritiba será protagonista", mostrou a apresentação aos potenciais investidores.
+ Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp
Confira os principais pontos do projeto Visão 2030 da SAF do Coritiba:
Investimento na base
Na apresentação, a SAF do Coritiba afirmou que, até 2030, quer que o clube esteja entre os cinco principais formadores de atletas do país e tenha dois jogadores em todas as seleções brasileiras de base. Os dirigentes também querem que 50% dos atletas do time profissional sejam formados em casa.
SAF quer construir um dos melhores CT's da América do Sul
Com os investimentos da Treecorp, o Coritiba quer ter um dos melhores Centros de Treinamento (CT's) da América Latina, que atraia investimentos e revele jogadores. Atualmente, o terreno do novo CT do Coxa, em Campina Grande do Sul, está penhorado para pagar uma dívida de R$ 232 mil com o ex-preparador físico das categorias de base Cevanei Gabriel da Rosa.
Em fevereiro, ele chegou a ir a leilão, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região cancelou a operação. A apresentação também cita melhorias no Couto Pereira para torná-lo referência em operação e tecnologia. Além do "resgate dos valores e pertencimento da comunidade coxa-branca".
No momento, o Coritiba é o lanterna do Brasileirão, com 14 pontos em 25 partidas e, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, tem 97% de chance de rebaixamento.