Representante do Coritiba na SAF, Vilson revela decepção e critica Paulo Autuori
O representante da associação do Coritiba no conselho da SAF, Vilson Ribeiro, afirmou que está "triste e decepcionado" com o momento que o clube está passando. Ele diz que esperava que o clube estivesse "em um patamar diferente" após a venda para a Treecorp.
Em entrevista ao UmDois Esportes, o membro da mesa diretora do Conselho Deliberativo avaliou o trabalho da empresa que tem 90% da SAF do Coxa. Desde a oficialização da venda, em junho de 2023, o clube foi rebaixado à Série B e, atualmente, está a dois pontos da ZR para a Tereira Divisão.
+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B
"Evidente que o campo é a razão de ser do Coritiba. À medida que o futebol não está bem, há uma insatisfação natural. Estamos tristes com o momento e decepcionados até, porque achávamos que o Coritiba poderia estar num patamar diferente hoje", contou.
"Nesse processo, os investidores confiraram em profissionais. E esses profissionais acertaram em muita coisa, mas erraram em outras. E o pior, erraram principalmente no campo. Na minha opinião, hoje o grande desgaste que ocorre com a torcida é justamente a questão do campo. É na realidade, essa falta de experiência no futebol", completou Vilson.
Nas últimas semanas, a pressão por parte da torcida se intensificou. Torcedores organizaram um protesto em frente ao Couto Pereira, membros da Império Alviverde foram até o CT da Graciosa para cobrar atletas e direção.
A cobrança também veio por parte de ex-presidentes do clube. Em reunião, eles enviaram um ofício pedindo acesso a documentos relacionados à venda do clube e destacaram preocupação com os rumos do Coxa.
Vilson criticou passagem de Autuori no Coritiba
Vilson também falou sobre a passagem pelo ex-diretor, Paulo Autuori, pelo Coxa. Ele criticou a contratação de Fábio Matias, indicado por Autuori, e a queda de posições na tabela após a chegada do técnico.
"Quando você tem um clube que contrata um treinador e o clube que estava a um ponto do G4, um mês depois está quase indo para a Terceira Divisão, isso demonstra que quem contratou esse treinador não tinha capacidade nenhuma de avaliar. Errou totalmente", criticou o dirigente.
Autuori deixou o clube nesta quarta-feira (24). Segundo Vilson, foi o próprio ex-diretor que pediu para sair. Agora, ele é especulado no rival Athletico.
"Não é possível um grupo jogar de uma forma num período e em 30 dias perder todo o elenco. Quem contratou tem essa responsabilidade. E pediu demissão. Autuori para mim é uma referência no futebol, respeito muito, mas errou redondamente", completou.
"Vão aprender na dor", diz Vilson sobre a SAF do Coritiba
Nesta semana, o Conselho Deliberativo enviou um comunicado à Treecorp pedindo uma "guinada radical" no futebol coxa-branca. O comunicado foi a primeira manifestação pública da associação em cobrança à SAF. Segundo Vilson, um dos que assina o documento, no entanto, a cobrança é frequente.
"Toda semana eu tenho reuniões representando a associação cobrando situações. Eu estou cobrando e acompanhando. E chegou o momento que o trabalho da associação buscou registrar a insatisfação. E a torcida tem que entender. Eu não consigo todo dia estar explicando o que estou fazendo. As cobranças são muito grandes", disse.
"Vocês não estão aprendendo no amor, vão aprender na dor. Eu disse essa frase para eles [Treecorp]. A dor são os protestos, revolta, insatisfação. Isso dói em quem está comandando. E eles tem que urgentemente ajustar tudo isso para melhorar o humor do torcedor", completou.