Reforços estreiam no Coritiba, e Jorginho aponta data para português entrar em campo

A primeira vitória do Coritiba fora de casa, sobre o Brusque por 1 a 0, no domingo (18), foi marcada pela estreia do volante Zé Gabriel, titular durante os 90 minutos, e do atacante Eryc Castillo. O técnico Jorginho elogiou o desempenho do meio-campista emprestado pelo Vasco.
A formação titular do técnico teve três volantes no meio de campo, com Morelli, Zé Gabriel e Sebastián Gómez. Isso porque, antes da bola rolar, o meia Matheus Frizzo teve um quadro de problemas gastrointestinais e febre e, por isso, ficou de fora.
"A gente procurou ter todo o controle para fazer uma substituição. Jogando com três volantes, os dois de lado, Morelli e Sebas, precisavam fazer uma posição de meia-atacante. E foi muito bem feito, quero parabenizá-los", disse Jorginho, em coletiva de imprensa na Ressacada, em Florianópolis.
"No segundo tempo, tomei a decisão de colocar o Ronier como um meia-atacante e, fomar o ataque com linha de quatro, com Morelli, Figueiredo e Zé, que fez uma partidaça. A equipe se comportou muito bem. Se a gente tivesse um pouco mais de paciência, podia ter aumentado o placar", completou.
O técnico ainda comparou o desempenho de Zé Gabriel ao de Mauro Silva, que fez parte, ao lado de Jorginho, do elenco tetracampeão pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994. O treinador do Coritiba também não descartou recorrer à formação em outros jogos como visitante.
"Dos três volantes, o Zé é o único de verdade, com presença. A gente pode lembrar, por exemplo do Mauro Silva, que liberava o Dunga. Então nossa ideia era ser muito consistente e pisar muito na área. E foi o que aconteceu. Principalmente com Morelli, que tem essa capacidade de infiltração. A nossa formação deu opção para jogos fora", disse.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão Série B
Jorginho prega cautela com outros reforços
Além de Zé Vitor, que foi titular, outro reforço que estreou no Coxa foi o atacante Eryc Castillo. O equatoriano entrou nos 12 minutos finais do jogo. Jorginhou destacou a estratégia usada com reforços que ainda estão sem ritmo de jogo.
"Brumado e Eryc são jogadores que a gente vai colocar aos poucos. A gente precisa ter todo o critério. Se eu boto o Eryc desde o início do segundo tempo, com certeza, ele estaria completamente morto", explicou.
O atacante Júnior Brumado estreou no empate do Coritiba com a Ponte Preta, na 20ª rodada, no Couto Pereira, quando jogou por 10 minutos. Neste domingo, jogou entrou nos 12 minutos finais e teve oportunidade de marcar, mas chutou para fora do gol.
"Eu cobrei do Brumado. Eu conheço ele. Talvez faltou um pouco de gás ali, era só uma cavadinha, não precisava mais nada. Mas assim, em outro lance, ele conseguiu sustentar três defensores, fazendo a gente ficar com a posse de bola", ressaltou Jorginho.
+ Jorginho exalta apoio da torcida do Coritiba e defende Figueiredo
Josué Pesqueira ainda deve demorar para estrear no Coritiba
Último reforço anunciado pelo Coritiba, o português Josué Pesqueira ainda deve levar algumas rodadas para estrear. O atleta ainda não foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Além disso, ele está sem entrar em campo desde o dia 25 de maio.
Segundo Jorginho, ele pode estrear na próxima partida em casa, contra o Avaí, no dia 27 de agosto, mas o treinador acha pouco provável.
"Acho que ainda é cedo para pensar nele no próximo jogo. Depois, temos um jogo terça-feira em casa, vamos observar e ver como ele está. Acho pouco provável que entre, mas é um jogador experiente e a gente vai conversar sobre isso", disse o técnico.