Promotoria do MP confirma proibição da Império; organizada pode ir à Justiça
A Promotoria do Ministério Público do Paraná (MPPR) confirmou ao UmDois Esportes, nesta quinta-feira (16), que a torcida organizada do Coritiba, Império Alviverde, está proibida de entrar em estádios de futebol no estado do Paraná.
A determinação administrativa já havia sido publicada pelo MPPR, em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), em nota oficial na última segunda-feira (13). De acordo com as instituições, a medida serve para "evitar atos de violência".
+ Confira a tabela completa do Coritiba no Brasileirão
"De forma administrativa, a PMPR, com apoio do MPPR e seguindo as indicações da Lei Geral do Esporte, determinou que a torcida organizada Império, para evitar atos de violência, está impedida de adentrar os estádios no Paraná com vestimentas que a identifiquem, bem como portando materiais como mastros e baterias", diz trecho da nota.
Além disso, em ofício também do dia 13 de novembro, assinado pelo promotor de Justiça, Maximiliano Deliberador, a Império Alviverde tem dez dias para prestar esclarecimentos sobre os eventos ocorridos.
A proibição acontece após os incidentes envolvendo as torcidas de Coxa e Cruzeiro, no último sábado (11), na Vila Capanema, em duelo válido pela 34ª rodada do Brasileirão 2023.
Advogado da Império afirma que torcida ainda não recebeu ofício
Advogado da Império Alviverde, Jeffrey Chiquini, afirma que a torcida ainda não foi intimada oficialmente quanto à proibição de ingressar uniformizada nos estádios.
"Ou seja, juridicamente ainda não há proibição", argumenta Chiquini, que não descarta recorrer de eventual punição na Justiça. "A Império não foi oficiada. E caso realmente ocorra, iremos judicializar", reforça.
Coritiba e Cruzeiro devem jogar sem torcida até o fim do Brasileirão
Segundo informa a Rádio Itatiaia, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, irá analisar as imagens e solicitar a punição aos clubes nos próximos dias.
Com a punição, Coritiba e Cruzeiro não terão o apoio do seu torcedor tanto como mandantes como também como visitantes nesta reta final de campeonato.