Jejum de vitórias

Pior sequência da história? Veja o que está em jogo para o Coritiba contra o Bahia

Coxa, de Alef Manga, não vence desde fevereiro.

O Coritiba precisa vencer o Bahia neste domingo (7), às 16h, na Fonte Nova, pela 4ª rodada do Brasileirão, não apenas para iniciar uma reviravolta na temporada, mas também para evitar uma marca negativa recorde na história do clube.

continua após a publicidade

Sem triunfar há nove jogos, entre Paranaense, Copa do Brasil e Série A, o clube chegará a dez partidas de jejum caso empate ou perca do Tricolor de Aço, igualando a pior sequência alviverde em 113 anos.

+ Confira a tabela do Brasileirão

A última vez que o Coxa comemorou foi em 23 de fevereiro, diante do Humaitá-AC, fora de casa, na estreia da Copa do Brasil.

Desde então são cinco derrotas (Sport, Fortaleza, Flamengo, Cascavel e Operário) e quatro empates (São Paulo, Sport, Criciúma e Cascavel), uma troca de técnico (António Oliveira por Antônio Carlos Zago) e pouquíssimo futebol mostrado.

continua após a publicidade

Pior sequência da história

Momento pior só foi visto durante a pandemia de Covid-19. Entre 8 de novembro de 2020 e 9 de janeiro de 2021, a equipe acumulou dez jogos sem vitória pelo Brasileirão, sequência que levou ao rebaixamento naquela edição.

Sob o comando de Rodrigo Santana, o Coritiba empatou com Internacional, perdeu de Bahia, Flamengo, Corinthians, empatou novamente com Bragantino, até ser batido pelo Sport e o treinador ser demitido.

Depois, caiu diante de Botafogo e Atlético-MG com Pachequinho como interino. Por fim, perdeu para Goiás com Júlio Sérgio como técnico temporário e e empatou com o Athletico já sob as ordens do paraguaio Gustavo Morínigo.

continua após a publicidade

A série negativa só acabou em 16 de janeiro de 2021, quando o volante Hugo Moura marcou o único gol da vitória sobre o Vasco, em São Januário.

Motivação extra?

O Coxa repetiu a série atual, com nove jogos sem comemorar uma vitória, em seis oportunidades. Ou seja, se os jogadores precisam de motivação extra para acreditar que é possível vencer o Bahia, há seis exemplos.

As duas primeira sequências negativas aconteceram há 40 anos, em 1982 e 1983. Depois, o momento ruim foi reproduzido novamente em 1994 e 1999, enquanto as últimas longas séries aconteceram em 2015 e 2017.

No entanto, bater o Bahia em Salvador também não tem sido tarefa fácil para os paranaenses. A última vez que o Coxa venceu como visitante foi em 2002. Em nove partidas desde então, o jogo terminou em igualdade oito vezes, além de uma derrota coxa-branca, em 2020.

Exit mobile version