O que esperar do Coritiba em 2022?
O ano de 2022 será fundamental para a gestão do Coritiba conseguir colocar em prática o plano de reestruturação do clube. Após conseguir o acesso em 2021, o Coxa chega para a temporada repleto de esperança. Mas, também, de desconfiança.
O clube tem a missão de permanecer na Série A, mas para isso é preciso qualificar o elenco. Ao mesmo tempo que 2021 deu esperanças ao torcedor de que o Alviverde possa voltar com força, a falta de reforços coloca dúvidas sobre qual Coritiba veremos em campo neste ano. O time que liderou a Série B com folga ou o que finalizou a temporada sofrendo contra adversários frágeis?
Separamos por tópicos as principais questões envolvendo o futebol coxa-branca. Quais são os objetivos e o que podemos esperar - e cobrar - do clube em 2022?
Mercado da bola: acompanhe o vai e vem do futebol brasileiro!
Estadual
O Coxa vai utilizar o Paranaense como teste para maioria dos garotos que foram campeões da Copa do Brasil sub-20 em 2021. Porém, o time também tem a obrigação de apagar a última campanha, quando não ficou sequer entre os oito melhores, ficando fora do mata-mata.
Outro ponto que pesa para que o Alviverde faça uma campanha melhor é que o maior campeão estadual, com 38 conquistas, não levanta a taça desde 2017.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil é o torneio com maior custo-benefício da temporada: poucos jogos, muita grana. Um objetivo plausível é, no mínimo, repetir a campanha de 2021, quando o clube foi eliminado na terceira fase, etapa em que entram os clubes da Libertadores.
O Coxa, aliás, perdeu a chance de ter vaga garantida na terceira fase, ao deixar escapar o título da Série B. Porém, tudo depende do sorteio. Neste ano, a trajetória foi encerrada após encarar o Flamengo.
Brasileirão
O clube precisa voltar a se estabilizar na Série A. Nos últimos quatro anos, o Coritiba disputou a Segundona três vezes. E depois do acesso, em 2019, caiu logo na temporada seguinte, com antecedência e uma campanha inofensiva.
Por mais que o Brasileirão premie, ao menos com a Sul-Americana, quase todos os clubes que não são rebaixados, o Coxa precisa pensar na permanência. O natural, pelo orçamento e histórico de clubes que sobem da Série B para a Série A sem investimento externo, é brigar para não cair.
Comissão técnica
O Coritiba quebrou uma escrita importante do clube nos últimos anos: começou e terminou o ano com o mesmo técnico, mesmo com percalços, como a eliminação vexatória no Estadual.
O paraguaio Gustavo Morínigo renovou e conhece o time muito bem. E nessa linha, é preciso entendimento de que a equipe vai passar por adversidades no Brasileirão. A troca desenfreada de comando já foi provada que não é solução para evitar o rebaixamento.
Elenco
O Alviverde precisa rejuvenescer o elenco para disputar a Série A. O clube está tímido no mercado, apesar de ter tido tempo de sobra para sair na frente dos concorrentes após garantir o acesso de forma bem antecipada.
A lição que fica dos últimos anos é não contratar pacotes de atletas que não serão utilizados e trarão ônus ao clube no futuro com rescisões contratuais.