NFL produz documentário sobre futebol americano no Brasil

A National Football League (NFL), liga de futebol americano nos Estados Unidos, está no Brasil para gravar um documentário com o Coritiba Crocodiles.
A produção vai mostrar os bastidores da temporada de reconstrução dos Crocodiles após o trágico acidente em setembro do ano passado que matou três jogadores - Daniel Santos, 44 anos, Lucas Barros, 19, e Lucas Padilha, 38.
Adan Rodriguez, presidente e jogador do Coritiba Crocodiles, em entrevista ao UmDois Esportes"A ideia é acompanhar a equipe nos bastidores, como o time está lidando com a falta dos atletas que se foram e o que nos motiva para continuar jogando. É mais bastidores, não é dentro de campo. É algo mais humano em questão de lidar com sentimentos de atletas amadores que fazem o que mais amam: jogar futebol americano".
Como está a temporada do Coritiba Crocodiles

"A gente começa a colocar essa inteligência emocional de volta aos gramados com trabalhos de psicóloga e dos coachs para melhorar o time. Precisa voltar a ser a potência que estava, manter a honra e as homenagens para os atletas que se foram, infelizmente", destacou o vice-presidente Delmer Zoschke.
O objetivo no final da temporada é o título do Brasil Bowl, a final do Campeonato Brasileiro. "Tivemos nossa estreia em março em um jogo emocionante e com muita simbologia envolvida. Estamos sempre jogando por eles e para eles e sempre tentando honrar da melhor maneira os atletas que se foram", afirmou Rodriguez.
"O Crocodiles entra em qualquer jogo e treino para honrar. Estamos evoluindo jogo por jogo para estar no fim do ano no Brasil Bowl e se tornar campeão brasileiro", complementou o presidente.
O Coritiba Crocodiles é uma das principais equipes brasileiras e foi responsável pelo primeiro jogo de futebol americano no Brasil. Em 25 de outubro de 2008, o então Barigui Crocodiles enfrentou o Curitiba Brown Spiders, que hoje leva apenas o nome de Brown Spiders. O jogo terminou com vitória dos Spiders por 33 a 10.
NFL é sucesso no Brasil
O Brasil é o segundo país com mais fãs da NFL fora dos Estados Unidos, atrás somente do México. No ano passado, São Paulo foi palco do primeiro jogo da história da principal liga de futebol americano.
Na abertura da temporada 2024/2025, o Philadelphia Eagles, que terminou a temporada como campeão do Super Bowl, ganhou do Green Bay Packers por 34 a 27. O jogo teve a presença de 47.236 pessoas.
Com o sucesso da primeira edição, a NFL confirmou mais um jogo no início da próxima temporada. Os Los Angeles Chargers serão os mandantes na Neo Química Arena, casa do Corinthians, contra adversário ainda a ser definido.
As partidas da NFL em território brasileiro aumentam a visibilidade também para o futebol americano jogado no Brasil. "Com a vinda da NFL no ano passado, aumentou muito mais a visibilidade do desporto e das equipes. Nós estamos aproveitando essa onda de sucesso que a NFL está trazendo para o Brasil, ainda mais com mais um jogo aqui. Facilita a capitação de recursos, patrocinadores, transmissão e imprensa", afirmou Rodriguez.
"Quando está trabalhando em um esporte que tem a visibilidade da NFL e ela quer investir no Brasil, isso acaba abrindo portas para as equipes amadoras. Vejo com bons olhos o investimento da NFL aqui no Brasil", finalizou o presidente do Coritiba Crocodiles.