Muralha, reforços e Série B. Vilson abre o jogo na volta ao futebol do Coritiba
As mudanças na diretoria do Coritiba na última semana, mais especificamente com a saída de José Carlos Brunoro, fizeram com que o ex-presidente Vilson Ribeiro de Andrade voltasse a se aproximar do futebol do clube.
O ex-mandatário coxa-branca já fazia parte do G6 da diretoria, mas apenas com funções extracampo. Agora, depois de sete anos, ele retoma as atividades mais voltadas ao elenco.
"Eu estava na parte institucional apenas, mas com a saída do Brunoro o presidente me pediu para acumular a função e agora estou próximo do futebol também, ajudando no que for necessário", disse ele, em entrevista ao UmDois Esportes.
E a experiência de quem já foi presidente do clube pesou para esse pedido de Renato Follador. Tanto que Vilson imediatamente se apresentou aos jogadores.
"A primeira coisa que eu fiz foi falar com as pessoas com quem vou trabalhar. É preciso saber usar essa experiência. O tempo passa, mas o futebol não sai da gente", acrescentou.
Reforços e a volta de Muralha para o Coritiba
Entre outras responsabilidades que fazem parte da nova função está o auxílio na busca por reforços. Embora não seja diretamente o responsável por indicar ou buscar algum nome no mercado, Vilson Ribeiro ajuda a avaliar peças que sejam indicadas.
"Temos uma equipe de captação, os setores avaliam, fazem uma análise e passamos para o presidente. Entregamos pronto um modelo de indicação. Essa equipe faz a análise, passa por mim, eu avalio e, se aprovar, passo para a diretoria", explicou o dirigente.
Foi assim, inclusive, que foi aprovado o retorno do goleiro Alex Muralha. O arqueiro, que jogou no Coxa entre 2019 e 2020, iniciou conversas e chega para dar mais experiência a uma posição que tem muitos jovens da base.
"Era o Wilson e os meninos, que não estão preparados ainda. O Muralha tinha um ambiente muito bom aqui ano passado, é bom de vestiário, querido por todos, até por quem não jogou com ele, e vem para agregar experiência. Fora o fato de ter feito um Paulistão muito bom pelo Mirassol", destacou Vilson.
Para a disputa da Série B, quatro nomes já foram contratados. Além de Muralha, o zagueiro Henrique, o atacante William Alves e o volante Gustavo Bochecha também chegam para reforçar o elenco.
No entanto, o Coritiba segue no mercado atrás de mais peças e a tendência é que pelo menos mais três jogadores sejam contratados na sequência da temporada.
Expectativa para a Série B
No próximo sábado (29), o Coritiba estreia na Série B, contra o Avaí, no Couto Pereira. Principal objetivo alviverde na temporada, o acesso é visto com muita confiança por Vilson Ribeiro.
"Uma vaga já está definida. É nossa. As outras três é que vão ser disputadas. Temos que ter a confiança de que vai dar certo. Tem que dar. Pra quem já passou na vida pelo que eu passei, isso é fichinha", disse ele, em tom mais descontraído, mas mostrando otimismo.
Nem mesmo a campanha ruim no Campeonato Paranaense, com o Coxa terminando em nono lugar, sem passar para a próxima fase, diminui a confiança do dirigente, que acredita que o laboratório feito no Estadual será útil na segunda divisão.
"Nos últimos jogos do Paranaense o clube estava fazendo uma montagem do elenco. Nós experimentamos alguns jogadores, o treinador está impondo seu estilo de jogo. O objetivo é voltar às grandes competições e para isso é preciso subir para a primeira divisão", completou.