Muralha mostra segurança, e Igor Paixão anota gol salvador contra São Joseense
Em jogo marcado por testes, pênalti desperdiçado e gol salvador no final, o Coritiba empatou com o São Joseense por 1 a 1 na tarde deste sábado (5), no Estádio do Pinhão, pela quinta rodada do Campeonato Paranaense.
O técnico Gustavo Morínigo escalou um time cheio de reservas. Biel perdeu um pênalti, mas Muralha operou milagres atrás e Igor Paixão salvou na frente - Wellissol, ex-Coxa, anotou o gol dos mandantes.
Com o resultado, o Alviverde assumiu provisoriamente a vice-liderança, com dez pontos. O time volta a campo diante do Londrina, às 19h de quarta (9), no Estádio do Café, pela sexta rodada. O São Joseense estaciona no meio da tabela, em sétimo, com seis pontos - a equipe visita o Operário na quinta (10), às 19h, no Germano Krüger.
+ Confira a classificação completa do Paranaense e os próximos jogos de Coritiba e São Joseense
Morínigo usou o jogo para observar jogadores pouco aproveitados neste início de temporada. Em relação ao 2 a 0 sobre o Rio Branco, o treinador só manteve o zagueiro Guillermo e o volante Val (que tinha atuado na lateral-direita no jogo passado).
Destaque para a grande presença dos piás do Couto. Mais da metade do time era formada por pratas da casa: o zagueiro Márcio Silva, o lateral-esquerdo Guilherme Biro, o meia Biel e os atacantes Nathan Fogaça, Vinícius e Luizão. Mesmo com os trintões Muralha e Guillermo, o time tinha média de apenas 23 anos.
O cenário para Morínigo e seus comandados, inclusive, era desafiador. Além dessa escalação basicamente reserva, o Coxa precisava superar um gramado artificial de baixa qualidade e um adversário complicado. A equipe comandada por Marcão conta com nomes como André Luiz, Gabriel Honório e Kalil.
Por tudo isso, o Coritiba praticamente não ameaçou o gol adversário no primeiro tempo. O time apostou em chutes de fora (com Val) e em cruzamentos para a área. Em uma das raras chegadas, Luizão recebeu na área, girou e parou no goleiro André Luiz.
Por outro lado, Muralha precisou operar um milagre após chute de Kalil para garantir o 0 a 0 na etapa inicial. O goleiro, o melhor em campo pelo Coxa, também trabalhou em outra tentativa de fora da área de Kalil e em uma finalização à queima roupa de Rael.
Coxa tem dificuldades e precisa apelar para titulares para conseguir o gol
O Coritiba seguiu com dificuldades no segundo tempo, mas descolou um pênalti aos dez minutos. Márcio acreditou até o final, brigou pela bola e sofreu a falta de Gabriel Honório dentro da área. Biel, que já vinha sendo um destaque negativo dentro da partida, bateu mal e viu André Luiz encaixar a bola.
Aos 19, Morínigo "apelou" para os titulares e colocou Régis, Alef Manga, Igor Paixão e Léo Gamalho de uma vez só. O São Joseense, porém, chegou duas vezes com perigo. Aos 32, Muralha salvou a finalização de Gabriel Honório. Aos 33, não teve jeito: Wellissol, ex-Coxa, bateu no cantinho e abriu o placar.
Quando a derrota parecia certa, Igor Paixão salvou o Alviverde. Aos 45, ele pedalou para cima do adversário, soltou uma bomba cruzada e anotou um golaço. O quarto gol do camisa 98, o destaque do Coxa neste início de temporada. No fim, um empate de bom tamanho em uma tarde de testes diante de um adversário complicado.