Quem é o ex-Coritiba camisa 10 de rival do Flamengo no Mundial de Clubes
O Flamengo vai enfrentar um ex-Coritiba no Mundial de Clubes da Fifa de 2025. O "Piá do Couto", Yan Sasse, vai enfrentar o rubro-negro carioca na primeira edição deste formato da competição, que será disputada nos Estados Unidos entre 15 junho e 13 de julho do ano que vem.
Yan Sasse é o camisa 10 do Esperánce de Tunis, da Tunísia, time que é um dos quatro representantes africanos na competição, ao lado de Al Ahly, Mamelodi Sundowns e Wydad Casablanca.
A equipe ficou no grupo D da competição, junto com o Flamengo, o primeiro adversário, Chelsea e León, do México.
O Espérance de Tunis é o clube mais antigo da Tunísia e conquistou a classificação para o Mundial por meio do ranking da Confederação Africana de Futebol (CAF). A equipe foi vice-campeã da Champions League Afriacana em 2023 e 2024.
Yan Sasse é formado no Coritiba
O meia-atacante começou a carreira na base do Coxa, em 2014, e estreou no profissional em 2016. No Coritiba, ele somou quatro temporadas, com 70 jogos e sete gols.
Em 2017, ele viveu o rebaixamento com o Alviverde, jogou a Série B em 2018 e foi emprestado ao Vasco na temporada seguinte.
No Cruzmaltino, ele fez 18 jogos e marcou dois gols, e em 2019 foi para o Caykur Rizespor, da Turquia, também por empréstimo, onde jogou em 18 oportunidades.
Em 2020, ele voltou para o Coritiba para disputar o Brasileirão sob o comando de Eduardo Barroca. Depois do rebaixamento, Yan Sasse ficou de fora dos planos de Gustavo Morínigo e teve o contrato rescindido com o clube em março de 2021.
Ex-Coritiba quase abandonou futebol
Depois de deixar o Coxa, passou pelo América-MG e passou por um momento crítico na carreira depois de duas temporadas no Coelho. Ele deixou a equipe mineira em 2022 após apenas sete jogos em dois anos.
O jogador teve uma série de lesões e precisou pausar a careira por sete meses para tratar um problema no púbis. Depois de quase desistir da carreira, conseguiu uma nova chance no Wellington Phoenix, da Nova Zelândia, em 2023.
Agora, ele é o destaque do Esperánce, com 44 jogos, nove gols e três assistências em duas temporadas até aqui.