Morre Edison Mauad, ex-presidente do Coritiba
Morreu, nesta terça-feira (18), aos 79 anos, Edison José Mauad, ex-presidente do Coritiba. O ex-dirigente comandou o clube em dois períodos, entre 1980 e 1981 e entre 1995 e 1996.
Segundo familiares, Edison não resistiu a uma cirurgia do coração nesta madrugada no Hospital Nossa Senhora das Graças. O ex-presidente era pai de Daiane Mauad, esposa do ídolo Alex, e mais três filhos: Dauam, André e Kendra.
O velório acontecerá das 20h desta terça-feira (18) até às 9h de quarta-feira (19) na Capela Vaticano, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. Em 2019, o dirigente havia perdido sua esposa Flavia Harm Krieger Mauad.
Edison Mauad foi um importante presidente na história do Coritiba nas décadas de 80 e 90. O dirigente foi fundamental, principalmente, na retomada coxa-branca em 1995, juntamente de Joel Malucelli e Sérgio Prosdócimo, no chamado "triunvirato".
O trio organizou as dívidas e montou um bom time na disputa da Série B daquele ano. Ao fim da temporada, o Coxa terminou com o vice-campeonato e alcançou o retorno à Primeira Divisão Nacional.
Também foi em sua gestão o pontapé inicial para o início das obras de construção do CT da Graciosa, inaugurado posteriormente no fim de 1997. Desde então, sempre esteve presente nos bastidores do clube, nas arquibancadas do Couto Pereira e atualmente era integrante do Conselho Deliberativo.
Coritiba lamenta morte de Edison Mauad
"O Coritiba lamenta com muito pesar o falecimento do ex-Presidente do Clube, Edison José Mauad. Nascido em Curitiba em 15 de abril de 1945, Edison assumiu a presidência do Coritiba em dois momentos, em 1981 e 1995.
Em 1995 ele assumiu o cargo após renúncia do Presidente Evangelino da Costa Neves. Os empresários Joel Malucelli e Sérgio Prosdócimo também fizeram parte da diretoria conhecida como “Triunvirato”. Nesta gestão, o Coritiba conquistou o acesso à elite do futebol brasileiro.
O ex-dirigente também é um dos fundadores da Construtora Irmãos Mauad e, na década de 1970, sua empresa foi a responsável pela construção dos setores de arquibancada do Estádio Couto Pereira. Também em sua gestão, o Clube priorizou e iniciou a construção do atual Centro de Treinamento.
Edison faleceu na madrugada desta terça-feira (18) e deixou quatro filhos, entre eles Daiane Mauad, casada com o ex-meia e ídolo do Coritiba, Alex.
Sua partida representa uma grande perda para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e para a nação coxa-branca.
Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e conforto à família e aos amigos de Edison Mauad. Que encontrem força e paz para superar esta perda".