Morínigo não resiste à pressão e é demitido do Coritiba; René Simões também sai do clube
Fim da linha! Gustavo Morínigo não é mais técnico do Coritiba. A demissão veio neste domingo (14), após mais uma derrota do Coxa no Brasileirão. A equipe perdeu para o Atlético-MG, por 1 a 0, com gol nos acréscimos, e entrou na zona de rebaixamento do campeonato.
O anúncio da demissão foi feito pelo presidente do clube, Juarez Moraes e Silva, em breve pronunciamento à imprensa após a partida no Couto Pereira. O dirigente também anunciou a saída de René Simões, head esportivo do Coxa.
"A gente está comunicando oficialmente uma mudança na comissão técnica e no que a gente chama de head esportivo. Então, tanto a comissão técnica liderada pelo Gustavo Morínigo, quanto o head, de responsabilidade até então do René Simões, a diretoria decidiu fazer essa mudança. A gente gostaria de agradecer imensamente aos profissionais, toda a comissão, e também o René por toda a entrega, dedicação que tiveram nesse tempo", disse Juarez.
A diretoria alviverde ainda não informou quem será o substituto do treinador. O próximo jogo será contra o Fluminense, às 19h do próximo sábado (20), no Maracanã, pela 23ª rodada do Brasileirão.
"Vocês (da imprensa) provavelmente gostariam de saber se existem já substitutos. E não. Nós tomamos essa decisão hoje, agora, nesse momento, claro que refletida nas últimas semanas, a gente ter tido dificuldades, principalmente nos últimos jogos, e gostaria de dizer para a torcida e aos sócios que a gente tem muita confiança que o Coritiba vá cumprir seus objetivos esse ano, claro que com muita luta", complementou o presidente.
+ Coritiba x Atlético-MG: confira a ficha, as fotos e os gols da partida
Pressão e crise
Após três derrotas seguidas, duas delas dentro de casa, no Couto Pereira, o técnico paraguaio já vinha sendo questionado. A insatisfação crescente da torcida e de parte da diretoria teve o seu ponto final. Durante a semana, a pressão aumentou ainda mais depois que membros da torcida organizada Império Alviverde foram até o CT da Graciosa.
Contratado em janeiro de 2021, Gustavo Morínigo deixa o clube com um aproveitamento de 50,8%. Foram 43 vitórias, 22 empates e 34 derrotas, com 130 gols marcados e 112 contra, ao longo de 99 partidas.
Neste período, o treinador, que comandou o time na reta final da Série A de 2020, sem chances de reverter a queda, conquistou o acesso na Série B no ano passado e o Campeonato Paranaense de 2022.
Veja a nota oficial do Coritiba:
"O Coritiba Foot Ball Club informa que o Gustavo Morínigo não é mais o técnico do clube. A decisão foi tomada pela diretoria após a partida contra o Atlético-MG, neste domingo (14), no Couto Pereira. O head esportivo René Simões é outro profissional que deixa o Coxa.
Gustavo Morínigo foi o primeiro e até aqui único técnico da gestão, chegando ao Coxa no início de janeiro, em 2021. O treinador paraguaio comandou o Verdão por 99 jogos, conquistando 43 vitórias, 22 empates e acumulando 34 derrotas, com 130 gols marcados e 112 sofridos. Os auxiliares Roberto "Toro" Acuña e Diosnel Burgos, e o preparador físico Gonzalo Llanos saem do clube.
René Simões assumiu a função de head esportivo no início da temporada de 2022, trabalhou na montagem do elenco alviverde e também foi desligado após o jogo contra o Galo, pela 22ª rodada do Brasileirão.
O Coritiba agradece à todos pelo trabalho prestado e deseja sorte aos profissionais nos próximos desafios".