Manipulação de resultados: Coritiba deve decidir situação de Alef Manga em outubro
O Coritiba deve decidir o rumo do atacante Alef Manga, investigado por participar do esquema de manipulação no futebol, em outubro. Na segunda-feira (11), a Fifa ampliou para o mundo todo as penas de suspensão para atletas envolvidos em escândalos de apostas no Brasil.
Ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Manga confessou em agosto a participação no esquema, em troca de R$ 45 mil reais, e foi suspenso por 360 dias no futebol brasileiro. O julgamento do atleta acontece no dia 28 de setembro.
+ Confira a tabela completa do Coritiba no Brasileirão
O CEO do Coxa, Carlos Amoedo, afirmou que o clube acompanha a situação do jogador. "Nós seguimos acompanhando o tema atentamente para que a gente possa ter todas as informações necessárias a respeito do assunto" disse em entrevista ao Globo Esporte.
Segundo Amoedo, o clube aguarda a decisão da Fifa para definir o futuro de Manga. "Prezamos fundamentalmente pela ética e pela transparência das partidas e do futebol como um todo, mas também precisamos ter segurança jurídica para tomar toda e qualquer decisão", afirmou.
Manga foi emprestado ao Pafos, clube do Chipre, em julho. A transferência envolveu R$ 300 mil reais, mas, se o atleta não puder jogar, o clube não precisa pagar o valor.
Réu na Operação Penalidade Máxima, Manga contou que entrou no esquema após ser aliciado pelo lateral Diego Porfírio, seu ex-companheiro no Coxa. Porfírio, aliás, já havia revelado em depoimento que foi o responsável por indicar o atacante para os apostadores.