Mais consistente, Coritiba vence em boa estreia de Gabriel e no embalo de Manga e Fabrício Daniel
O Coritiba novamente usou a força do Couto Pereira para vencer no Brasileirão. Se não vence como visitante, em casa o Coxa superou o Atlético-GO por 2 a 0, neste domingo (11), pela 26ª rodada do Brasileirão, e deixou a zona de rebaixamento.
Com gols de Alef Manga e Fabrício Daniel, ambos de cabeça, o Verdão subiu para a 16ª posição, agora com 28 pontos, e respirou aliviado na competição. O Coxa não pode mais ser ultrapassado nesta rodada. Já o Dragão segue na vice-lanterna, com 22 pontos.
O próximo desafio do Coritiba será contra o Botafogo no sábado (17), às 19h, no Engenhão, em busca do primeiro resultado positivo como visitante. Já o Atlético-GO recebe o Internacional somente na segunda-feira (19), às 20h, no Antônio Accioly.
+ Veja como foi o tempo real de Coritiba x Atlético-GO
A grande novidade na escalação foi, enfim, a estreia do goleiro Gabriel Vasconcelos. Contratado em julho, o goleiro acabou sofrendo uma lesão durante um treinamento e precisou adiar seu debute.
O estreante teve uma boa atuação no primeiro tempo, com duas grandes defesas, que evitaram o gol do Dragão. Além de ter contato com a sorte em um chute de Luiz Fernando, logo no início, que parou no travessão. Se o Coxa precisava de um homem de mais confiança e segurança embaixo da meta, Gabriel mostrou isso.
O técnico Guto Ferreira também colocou em campo uma equipe mais organizada. O lateral Egídio, por exemplo, que vinha atuando como um ponta, nem foi utilizado. Robinho, outra novidade, voltou ao time titular e contribuiu participando dos gols da vitória.
Já o jogo, na etapa inicial, foi bem equilibrado. Foram poucos lances de construção de jogadas dos dois lados. Se Gabriel salvou o Coxa atrás, Alef Manga foi eficiente e abriu o placar na frente. Após cruzamento de Natanael, o atacante subiu mais alto que a marcação e mandou para as redes de cabeça.
No segundo tempo, o Coxa foi um time mais consistente. Defensivamente, quase perfeito. A dupla Luciano Castán e Chancellor tem se entendido e trouxe mais segurança. Tanto que o Dragão só chegou uma vez para nova boa defesa do goleiro Gabriel.
Na frente, mais uma vez, o Alviverde foi eficiente e tratou de "matar o jogo". Aos 4', Robinho cobrou falta na cabeça de Fabrício Daniel, que desviou sem chances de defesa para Renan.
"A gente trabalha bastante durante a semana. Fui feliz em concluir o belo cruzamento do Robinho e a gente fazer o 2 a 0. Um confronto direto, difícil, trabalhamos muito durante a semana. É uma vitória muito importante para sairmos da zona de rebaixamento e se aproximar da Sul-Americana", declarou Fabrício Daniel, que marcou pela segunda vez seguida no Couto, na saída do gramado.
"Tenho que fazer o que eu posso, não sou mais aquele Robinho de 2013, 2014. Tento fazer a diferença no que eu consigo... a bola parada, hoje também o passe para o Natanael. Feliz pela vitória, porque precisávamos muito para trazer a torcida. Agora, é tentar trazer a primeira vitória fora de casa", comemorou o meia Robinho após o jogo às rádios.
Ficha técnica
BRASILEIRÃO
26ª rodada
11/09/2022
CORITIBA 2x0 ATLÉTICO-GO
Coritiba: Gabriel; Natanael (Nathan Mendes), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade, Bruno Gomes e Robinho (Thonny Anderson); Fabrício Daniel (Bernardo), Alef Manga (Warley) e Adrian Martínez (Léo Gamalho). Técnico: Guto Ferreira.
Atlético-GO: Renan; Hayner, Wanderson, William Klaus e Jefferson; Willian Maranhão, Edson Fernando (Marlon Freitas) e Wellington Rato (Ayrton); Shaylon (Jorginho), Luiz Fernando (Peglow) e Ricardinho (Churín). Técnico: Eduardo Baptista.
Local: Couto Pereira.
Amarelos: Robinho, Natanael, Adrián Martínez e Gabriel (C); Shaylon, Luiz Fernando, Willian Maranhão (A).
Vermelhos: Eduardo Baptista e Jorginho (A).
Gols: Alef Manga, 44'/1ºT, e Fabrício Daniel, 4'/2ºT.
Público: 15.046 (16.264 total)/ R$ 186.825,00.
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP).
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Márcia Bezerra Lopes (RO).
VAR: Wagner Reway (PB).