O Coritiba vive semanas de ansiedade perto da confirmação do retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Líder da competição com 58 pontos em 32 rodadas, a equipe paranaense precisa de pelo menos mais duas vitórias em seis jogos para alcançar o acesso. O clube tem uma campanha parecida com as de 2007 e 2010, quando conquistou o título da Série B.
Veja a classificação da Série B!
Em ambas as situações, o Coxa liderava a competição a essa altura. Em 2007, a equipe comandada pelo técnico Renê Simões tinha 61 pontos somados na 32ª rodada, nove de distância para o segundo colocado e 12 para o quinto, com um aproveitamento de 63,5%.
Já na campanha de três anos depois, o time comandado por Ney Franco tinha 60 pontos somados, a apenas dois do Bahia, então segundo colocado, e a nove do quinto colocado, o Sport.
Em 2007, o Coritiba confirmou o acesso à Série A na 34ª rodada, quando empatou com o Vitória em 2 a 2 e chegou a 63 pontos. Já em 2010, o retorno para a elite foi confirmado com três rodadas de antecedência, quando o triunfo sobre o Duque de Caxias-RJ, fora de casa, por 3 a 2, que levou o Alviverde aos 67 pontos na classificação.
De acordo com o Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o número concreto para o acesso é de 68 pontos, com 99,1% de probabilidade a partir dos 64, número projetado pelo matemático Tristão Garcia.
O Coritiba volta a campo na próxima quarta-feira (03), quando enfrenta o Operário, às 18h30, no Couto Pereira, pela 33ª rodada da Série B.