Lateral ex-Coritiba está em pré-lista e pode ser convocado para seleção brasileira
O lateral-direito Dodô, ex-Coritiba, pode ser um dos nomes convocados por Dorival Júnior para a seleção brasileira nesta sexta-feira (1º), a partir de 15h. A convocação será para os jogos contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em novembro.
Dodô está na pré-lista enviada aos clubes pela CBF, de acordo com o ge.com. O jogador atua pela Fiorentina, da Itália e tem passagens pelo Shakhtar Donetski, da Ucrânia e pelo Vitória de Guimarães, de Portugal. O atleta de 25 anos foi revelado pelo Coxa, onde jogou por duas temporadas no profissional, em 2016 e 2017.
+ Coritiba e Operário praticamente dão adeus às chances de acesso; veja a matemática
O jogador é a aposta de Dorival Júnior para a posição na próxima Data Fifa. Na última convocação, Danilo e Vanderson foram chamados. Outro Piá do Couto, Yan Couto segue tratando uma lesão e fica de fora das opções para a amarelinha.
A seleção brasileira vai enfrentar a Venezuela no dia 14 de novembro (quinta-feira), em Maturín, e no dia 19 de novembro (terça-feira), o Uruguai, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Coritiba recebeu valor milionário por Dodô após compra pela Fiorentina
Em 2022, Dodô trocou o Shakhtar Donetski pela Fiorentina. O clube italiano pagou 14,5 milhões de euros, mais 3,5 milhões de bônus. Por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa o Coxa teve direito a 2,25% do valor, o que dava R$ 2,1 milhões na cotação da época.
O lateral é formado na base do Coritiba e estreou no profissional em 2016, aos 16 anos. Pelo Alviverde fez 54 partidas em duas temporadas. Em 2017, foi vendido ao Shakhtar por 2 milhões de euros.
Na época, o Coxa manteve 50% dos direitos do jogador, mas desde a venda à Fiorentina, o clube não tem mais percentual algum além do mecanismo da Fifa por ter sido o clube formador.
Pela equipe ucraniana, fez 97 jogos com cinco gols marcados. Na temporada 2018/19, ainda atuou emprestado ao Vitória de Guimarães, de Portugal, por 12 jogos. Pela Fiorentina, Dodô soma 80 jogos, com um gol e três assistências.
+ Volante vive ano com mais jogos na carreira no Coritiba e Jorginho destaca: "Deu mobilidade"