Lateral revelado pelo Coritiba é convocado para a seleção brasileira
O lateral-direito Dodô, revelado pelo Coritiba e atualmente na Fiorentina, da Itália, foi convocado pelo técnico Dorival Júnior para o jogo contra o Uruguai, na próxima terça-feira (19), em Salvador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
+ Eliminatórias da Copa do Mundo: classificação atualizada da 11ª rodada
Além dele, o treinador também convocou o lateral-esquerdo, Alex Telles, do Botafogo. Eles vão substituir, respectivamente, Vanderson, suspenso pelo segundo cartão amarelo, e Guilherme Arana, que sofreu uma entorse no tornozelo direito durante treinamento.
Dodô e Alex Telles se apresentam nesta sexta-feira (15) em Salvador para integrar a delegação da seleção brasileira. A equipe já desembarcou na capital baiana após o empate por 1 a 1 contra a Venezuela, na última quinta-feira (14), fora de casa.
Dodô se destacou no Coritiba e foi para a Europa
O lateral-direito Dodô foi revelado pelo Coritiba e se firmou no time principal ainda muito jovem. Entre 2016 e 2017, o atleta defendeu o Coxa em 54 partidas, antes de ser vendido para o Shakhtar, da Ucrânia.
Após início difícil na equipe ucraniana, Dodô acabou emprestado para o Vitória de Guimarães, de Portugal, mas retornou para o Shakhtar na temporada 2019/20 para se firmar na equipe. Ele virou titular absoluto por três temporadas.
Na temporada 2022/23, Dodô foi vendido para a Fiorentina, da Itália, e logo se destacou, disputando 50 partidas em seu primeiro ano na equipe. Nas temporadas seguintes, o jogador acabou perdendo um pouco de espaço, mas voltou a ser titular em 2024.
Pela Fiorentina, Dodô soma 80 jogos, com um gol e três assistências.
Coritiba recebeu valor milionário por Dodô após compra pela Fiorentina
Em 2022, Dodô trocou o Shakhtar Donetski pela Fiorentina. O clube italiano pagou 14,5 milhões de euros, mais 3,5 milhões de bônus. Por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa o Coxa teve direito a 2,25% do valor, o que dava R$ 2,1 milhões na cotação da época.
O lateral é formado na base do Coritiba e estreou no profissional em 2016, aos 16 anos. Pelo Alviverde fez 54 partidas em duas temporadas. Em 2017, foi vendido ao Shakhtar por 2 milhões de euros.
Na época, o Coxa manteve 50% dos direitos do jogador, mas desde a venda à Fiorentina, o clube não tem mais percentual algum além do mecanismo da Fifa por ter sido o clube formador.