Série B

Jovens ganham protagonismo no Coritiba; média de idade contra o Ituano foi de…

Brandão, atacante do Coritiba

Os jovens do Coritiba tem ganhado protagonismo com o comando interino de James Freitas. Na vitória contra o Ituano, por 4 a 2, a média de idade foi de 24,7 anos Na partida de sexta-feira (7), pela Série B, dois gols e duas assistências foram de atletas com menos de 20 anos.

continua após a publicidade

O Coxa tem o elenco mais novo da Série B, com uma média de 23,6 anos, se forem considerados todos os inscritos na competição. Com o interino, os atletas tem ganhado a titularidade e se destacado no rendimento em campo.

+ Confira a tabela completa da Série B

Na vitória contra o Ituano, o meia Lucas Ronier deu duas assistências e Brandão entrou para fazer o quarto gol. Os dois têm 19 anos de idade. Após o jogo, James destacou os mais novos no elenco.

continua após a publicidade

“Não só em relação a Ronier e Brandão, mas em relação a Jhonny, aos nossos zagueiros, Jean e Aquino. A gente busca equilíbrio entre ter jogadores mais experientes e jogadores mais jovens. O jovem vai te oferecer voluntariedade, energia e o mais experiente vai oferecer muito aprendizado”, afirmou o treinador.

Interino do Coritiba tem experiência com jovens

James Freitas fez grande parte da carreira atuando em categorias de base de times brasileiros. Segundo ele, isso traz o conhecimento necessário para lidar com o processo de “subida”para o profissional.

“Na minha carreira trabalhei 17 anos com a formação de atletas, a maior parte da minha carreira trabalhei em categoria sub-20, então conheço bem esse processo. E eu tenho conversado bastante com os mais experientes”, afirmou o interino.

continua após a publicidade

A experiência do treinador, tem trazido protagonismo aos jovens do Coxa. Com o treinador, por exemplo, Ronier foi titular em todas as seis partidas comandadas por James. Brandão entrou em quatro jogos.

No jogo contra o Ituano, o primeiro gol da partida também foi marcado por um atleta mais novo: Rodrigo Gelado, de 22 anos. O atacante Figueiredo, que deu assistência para o gol do lateral, tem a mesma idade.

Experientes do Coritiba ajudam mais jovens

Se os jovens tem dominado o elenco do Coxa, os mais velhos ajudam os atletas e orientam os mais novos. James cita alguns casos em que esse apoio acontece.

“No dia a dia o Damião ajuda bastante o Brandão em orientações. Maurício e Bruno orientam zagueiros mais jovens. Jamerson orienta o Gelado, Natanael ajuda o Jhonny e, agora, o Felipe, que estreou. É um trabalho que é feito a muitas mãos, não é só meu. Mas de toda a comissão e dos jogadores mais experientes”, disse o interino.

Mesmo com o protagonismo juvenil, o Coxa quer aumentar o equilíbrio entre jogadores jovens e mais experientes na Série B. A janela abre no dia 10 de julho e o clube pretende trazer atletas mais velhos para reforçar o elenco.

Veja as idades do elenco contra Ituano

Sair da versão mobile