Racismo

Jornal espanhol chama ex-Coritiba de “descendente de escravos”

Igor Paixão comemora gol pelo Feyenoord

O jornal “As“, da Espanha, publicou, nesta terça-feira (28), uma matéria sobre o atacante Igor paixão, ex-Coritiba e atualmente no clube holandês Feyenoord, e o apresentou como “descendente de escravos”. Nas redes sociais, a publicação foi muito criticada, o que fez o jornal tirar o termo com conotação racista do título.

continua após a publicidade

A matéria, assinada pelo jornalista Héctor Pérez, foi publicada antes do duelo entre Atlético de Madrid e Feyenoord, pela quinta rodada de grupos da Champions League, que acontece às 17h desta terça. A matéria foi editada e, no X (antigo Twitter), a chamada foi apagada depois das críticas ao termo.

Chamada para a matéria no X (Twitter). Publicação foi apagada após críticas.

Revelado pelo Coritiba, Igor Paixão tem origem quilombola, grupo étnico-racial formado por descendentes de comunidades formadas por escravos fugitivos. Em agosto de 2022, o atacante foi negociado pelo clube holandês na maior venda da história do Alviverde.

O Feyenoord comprou 80% dos direitos econômicos de Paixão por 8 milhões de euros, cerca de R$ 41 milhões (na cotação da época). Pelo clube, o atacante tem 56 jogos, 12 gols e nove assistência. No Coxa, ele fez 95 jogos, com 21 gols marcados e 15 assistências.

continua após a publicidade

A Espanha é marcada por episódios de racismo relacionados à jogadores. No país, uma das principais vítimas é o atacante do Real Madrid e da seleção brasileira Vini Jr. Recentemente, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou a Política Vini Jr. para tentar diminuir casos de racismo em estádios de futebol.

Exit mobile version