Jorginho destaca consistência na defesa do Coritiba após terceiro jogo sem tomar gol
O Coritiba está invicto no returno da Série B e vê a defesa melhorar depois que Jorginho fez modificações no setor. O técnico destacou o equilíbrio defensivo do Coxa após a vitória contra o Avaí, nesta terça-feira (27), no Couto Pereira.
Decisivo nas duas últimas vitórias, contra Avaír e Sport, Bruno Melo voltou à posição de origem como lateral-esquerdo. Ao mesmo tempo, Thalisson recuperou a titularidade na zaga, como dupla de Benevenuto. O comandante alviverde falou sobre o trabalho com o elenco.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão Série B
"Eu entendi que o Coritiba tem que jogar dessa forma. Para a gente ganhar, chegar ao nosso objetivo, temos que ser muito fortes nos três setores do campo. A gente não pode ter um desequilíbrio defensivamente. E era o que estava acontecendo", disse, em coletiva de imprensa.
O treinador adotou a nova formação defensiva na 20ª rodada, no empate contra a Ponte Preta, no Couto. Desde então, o Coxa não perdeu na Segunda Divisão e ainda embalou três vitórias seguidas sem ser vazado nenhuma vez.
"Quando eu percebi isso [na lateral-esquerda], conversei com o Bruno e ele disse que estava pronto se eu precisasse dele. Eu gosto muito de zagueiros velozes e o Thalisson é um potencial muito grande, vai crescer muito. Foram algumas mexidas, mas nunca por mim, sozinho, converso demais com meus auxiliares e com a análise de desempenho", detalhou.
+ Coritiba vence Avaí no Couto Pereira e se aproxima do G4
Jorginho vê formação do Coritiba perto do ideal
Além das mudanças na defesa, o técnico também fez alterações no meio de campo, com a entrada de Zé Gabriel e a volta de Vini Paulista como titular, e no ataque, com Robson como um atacante de referência e sem Figueiredo na ponta esquerda.
"Muitos acham que o Robson não é essa referência, mas para mim ele é. Ele atua muito bem de 9 e sabe também jogar de lado, como um 11 e ele pode fazer um meia-atacante. É um jogador extremamente inteligente", defendeu Jorginho.
A formação parece estar perto da ideal para o treinador, já que, no segundo tempo, Jorginho afirmou que teve dificuldade de fazer substituições diante de um elenco que "se encaixou".
"Nós fizemos um segundo tempo muito bom. Ao ponto de que eu nunca tive tanta dificuldade para substituir como nesse jogo. O Frizzo estava marcando e construindo bem, Ronier da mesma forma, Robson. O Vini foi um monstro no meio campo, Natanael muito bem, ganhou todos os duelos pelo lado direito", disse o treinador.
"Somos uma equipe que está muito difícil de alguém fazer gol contra nós. Estamos muito consistentes defensivamente e temos criatividade ofensivamente", completou.
+ Jorginho completa um mês no Coritiba e atletas elogiam: "Nos dá muita confiança"
Coritiba está invicto no returno da Série B
O Coxa vive seu melhor momento na Segunda Divisão. A equipe não perde há quatro partidas e conseguiu dez pontos na sequência. A última vez que o time levou um gol foi no empate com a Ponte Preta.
Com os resultados positivos, o Alviverde subiu para a 8ª colocação na classificação, com 33 pontos, e está a seis do G4. Esta é a primeira vez que o time volta para a primeira parte da tabela desde a 15ª rodada.
O próximo desafio do Coxa é contra o Guarani, lanterna da competição, fora de casa, na terça-feira (3), às 21h30.