Jogo traumático, gol 400 de Alex e virada emocionante: o histórico de Coritiba x Flu
Coritiba e Fluminense voltam a se encontrar na próxima segunda-feira (24), às 19h, no Couto Pereira, no encerramento da 16ª rodada do Brasileirão. O histórico entre as equipes reúne jogo traumático, gol especial de Alex e uma virada emocionante.
O último duelo entre as equipes no Couto Pereira foi de vitória do Coxa. E não foi um jogo qualquer. O Tricolor carioca chegou a abrir 2 a 0 no placar, com gols de Ganso, mas o Coritiba foi valente e buscou a reação. Primeiro aos sete minutos do segundo tempo com Léo Gamalho, de pênalti, e depois aos 15 com Andrey, deixando tudo igual no placar. Nos acréscimos, coube ao então artilheiro Léo Gamalho fazer o terceiro e decretar a virada alviverde em casa.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Gol 400 de Alex contra o Flu e liderança
Diante de 17.306 presentes, o Coritiba bateu o Fluminense por 2 a 1, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do Brasileirão 2013. O jogo foi especial para a torcida do Coxa, que presenciou uma marca história na carreira de Alex.
Naquela partida, o camisa 10 balançou a rede pela 400ª vez na carreira e foi o responsável pela vitória alviverde em casa. Foi dele o passe para o primeiro gol do Coxa, marcado por Robinho, aos 16 minutos do primeiro tempo. No final, faltando três minutos para acabar o jogo no Couto, Alex acertou um chute certeiro de fora da área, confirmando a vitória.
De quebra, o resultado fez o Coritiba chegar à liderança do Brasileirão, na ocasião, com oito pontos na tabela - a equipe era comandada por Marquinhos Santos.
+ Inscreva-se no canal do UmDois Esportes no Youtube
2009: quebra-quebra e rebaixamento
Em 2009, o Coxa foi rebaixado para a Série B após empatar com o Fluminense, em 1 a 1, no Couto. A partida ficou marcada pelas cenas de barbárie protagonizadas por baderneiros que invadiram o campo e agrediram integrantes da comissão técnica do Fluminense e até o trio de arbitragem.
O público no estádio foi de 35 mil pessoas , que presenciaram torcedores e policiais feridos por cadeiras arremessadas no gramado. Após alguns minutos, a tropa de choque da polícia chegou e houve um confronto em campo. Balas de borracha foram usadas para conter destemperados torcedores Coxas insatisfeitos com o rebaixamento.
Histórico equilibrado em números
Segundo dados do Grupo Helênicos, Coritiba e Fluminense somam 46 jogos na história. São 17 vitórias do Coxa, 14 empates e 15 vitórias do Fluminense.
O Coxa atualmente ocupa a 18ª posição na tabela, com 11 pontos, na zona de rebaixamento. Próximo adversário, o Fluminense é o quinto colocado, com 25. Na última rodada, o Tricolor carioca empatou sem gols no clássico contra o Flamengo, no Maracanã.
O jogo entre Coritiba e Fluminense está marcado para as 19h da próxima segunda-feira (24), no Couto Pereira.