Jogador do Coritiba que sofreu expulsão polêmica é absolvido pelo STJD
O meia Matheus Frizzo, do Coritiba, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta quinta-feira (12), depois de ter sido expulso na derrota contra o CRB, pela 15ª rodada da Série B.
Frizzo foi denunciado no artigo 254, parágrafo primeiro, inciso dois, que diz: "Praticar jogada violenta: a atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário". A punição, nesses casos, varia de um a seis jogos de suspensão.
O jogador foi absolvido pela totalidade dos votos dos participantes da sessão da 5ª Comissão Disciplinar do STJD, que entenderam que o árbitro Dyorgines Jose Padovani de Andrade errou na decisão.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Na partida, o meia levou o segundo cartão amarelo depois de apenas encostar no rosto do jogador da equipe adversária. Com um a menos, o Alviverde, que tinha saído na frente, levou mais um gol foi derrotado fora de casa, por 2 a 1.
No momento da expulsão, o Coxa chegou a reclamar nas redes sociais: "Inacreditável, juiz! Matheus Frizzo recebeu cartão vermelho num lance normal do jogo".
Coritiba fez reclamação formal à CBF sobre expulsão
Depois do jogo, o Coritiba protocolou uma reclamação formal à CBF a respeito do lance. A entidade, por sua vez, de acordo com o advogado, reconheceu o erro do árbitro e afirmou que não era caso de cartão amarelo.
+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B
"A gente até cogitou tentar anular a suspensão automática, mas a gente não teria tempo hábil até a próxima partida e achou melhor que ele cumprisse a suspensão já que foi um cartão tomado dentro de campo", disse o advogado do Coritiba, Marcelo Mendes, durante a sessão, nesta quinta-feira.
Com isso, o jogador cumpriu a suspensão no jogo seguinte, na derrota para o Mirassol, no Couto Pereira, na 16ª rodada da competição.
Coritiba reduz chances de acesso; veja a matemática
Depois do empate com Novorizontino, as chances de acesso do Coritiba caíram de 7,6% para 4,2%, de acordo com estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Coxa é atualmente o 10º colocado, com 34 pontos, a oito do G4.
A média de pontos para o acesso nos últimos anos foi de 63 pontos. Com a campanha atual, o Coritiba precisará de 10 vitórias (ou nove vitórias e dois empates) em 13 jogos para alcançar o número mágico.
O aproveitamento precisa ser de mais 74% para que objetivo seja atingido. Após 25 rodadas, o Coxa tem apenas 45,3% de aproveitamento e, como comparação, o líder Novorizontino tem 58,6%.