Como Igor Jesus, do Botafogo, fez o Coritiba "perder" milhões
Convocado pela seleção brasileira nesta sexta-feira (27), o atacante Igor Jesus, ex-Coritiba, recebeu uma proposta milionária antes de estrear pelo Botafogo, neste ano. Formado na base coxa-branca, o jogador chegou ao Alvinegro na metade deste ano, sem custos, e tem sido uma das principais peças do atual líder do Brasileirão.
O Botafogo contratou o atacante, que estava no Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, sem custos. Igor Jesus estava em final de contrato com o time árabe, onde jogava desde que foi vendido pelo Coxa, em 2020.
Com o fim do contrato com o Al-Ahli, o Coritiba deixou de ter metade dos direitos econômicos do atacante, como tinha acordado com a equipe em 2020. Atualmente, o Botafogo detém 100% de Igor Jesus. Com isso, o Coxa deixou de lucrar com a contratação do clube carioca e não terá participações em negociações futuras.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Ex-Coritiba teve proposta milionária para deixar Botafogo
Antes mesmo de estrear no Botafogo, Igor Jesus recebeu uma proposta de 10 milhões de euros pelo jogador. A oferta veio de outro time árabe, mas o dono da SAF da equipe alvinegra, Jhon Textor, recusou justamente por acreditar que o atleta é promissor e poderia pintar na seleção brasileira.
+ Confira a tabela completa da Série B
"O contrato dele era válido a partir do dia 1º de julho. Dia 30 de junho, chegou uma proposta de 10 milhões de euros. Sem ele jogar no Botafogo, a gente já poderia ter recebido 10 milhões de euros", revelou o diretor de gestão esportiva do clube, Alessandro Brito em entrevista ao Botafogo PodCast.
"Daí tivemos que ir ao John. Ele perguntou o que achávamos e falamos que é um jogador promissor, na nossa análise pode chegar até à Seleção Brasileira. 'Até a Seleção Brasileira? Não, não vamos vender, ele tem que jogar no Botafogo' [respondeu Textor]”, afirmou Alessandro Brito, diretor de gestão esportiva do clube, em entrevista ao Botafogo PodCast.
Convocado pela primeira vez, Igor deixou Coritiba em 2020
Igor Jesus vive a primeira convocação para a seleção brasileira na carreira. O atacante apareceu na lista de Dorival Júnior para os jogos contra o Chile, no dia 10 de outubro, e Peru, no dia 15, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
"Vocês estão conhecendo mais, mas já tivemos a oportunidade de enfrentá-lo há alguns anos [quando era técnico do Athletico]. Chamava muita atenção jogando pelo Coritiba", disse Dorival sobre a convocação do atacante.
Igor Jesus foi vendido pelo Coxa em 2020 para os Emirados Árabes por 2 milhões de dólares. O jogador foi revelado nas categorias de base do clube alviverde, onde jogou desde os 14 anos. Pelo Coritiba, o atacante fez 56 jogos, com sete gols e duas assistências entre os anos de 2019, quando estreou no profissional, e 2020.
+ Veja a lista completa da seleção brasileira aqui