Histórico de finais do Paranaense favorece o Coritiba
Se depender do histórico das finais do Campeonato Paranaense, o Coritiba tem um motivo a mais para confiar na conquista do título em 2022. Até aqui, 40 das 107 edições tiveram finais disputadas com jogos de ida e volta, sendo que em 27 delas quem venceu o primeiro confronto faturou o troféu.
Apenas em três ocasiões quem perdeu o duelo de ida reverteu a desvantagem. Em 2005, o Athletico havia perdido por 1 a 0 para o Coxa, devolveu o placar na volta e foi campeão nos pênaltis.
Confira a tabela do Campeonato Paranaense
Em 2018, o Furacão tinha perdido novamente por 1 a 0 para o Alviverde, mas fez 2 a 0 no segundo jogo.
Já em 2019, o Toledo ganhou por 1 a 0 na ida, mas perdeu por 1 a 0 para o Athletico, que levou a melhor nos pênaltis.
As outras dez oportunidades de finais em ida e volta tiveram a primeira partida terminada empatada, com o campeão vencendo o segundo confronto ou a decisão indo para os pênaltis.
Retrospecto do Coritiba
Nestas 40 decisões com duas partidas, o Coritiba esteve envolvido em 29 delas. Foi campeão em 18 oportunidades e perdeu em outras 11.
Além disso, ganhou o primeiro duelo 15 vezes, conquistando o título em 13. Só perdeu a taça em 2005 e 2018, diante do Athletico. Nas duas ocasiões levou a melhor por 1 a 0. Na volta, na casa do rival, foi derrotado.
Regulamentos diferentes do Campeonato Paranaense
Ao longo de suas 107 edições anteriores, o Campeonato Paranaense teve diversos regulamentos, que vão além de uma simples final em dois jogos. Em alguns anos a decisão foi em três partidas, outras com triangular, quadrangular, hexagonal e até octogonal final ou com pontos corridos.