No comando do melhor ataque do Estadual, Guto projeta Coritiba para o clássico
O Coritiba chega com o melhor ataque do Campeonato Paranaense para disputar o Atletiba no próximo domingo (18), no Couto Pereira. Com 21 gols em nove jogos, o Alviverde não perde há quatro rodadas. Por outro lado, a defesa é uma das mais vazadas da parte de cima da tabela.
O técnico Guto Ferreira falou sobre o clássico após o empate com o Maringá, por 2 a 2, nesta quarta-feira (14).
"O que está em jogo é tudo o que o clássico pede, que é rivalidade, história, momento da competição. Mais do que nunca a gente espera que seja um clássico de futebol, de qualidade de jogo e de espetáculo. E não de subterfúgios externos que não são da ética do futebol e influenciam o resultado. A gente espera que seja um jogo bonito e que a gente possa vencer", afirmou o treinador.
Mesmo buscando um ataque titular na temporada, o Alviverde é a equipe com mais gols do Estadual. Em nove jogos, o Coxa tem 21 gols, uma média de 2,3 por jogo. A qualidade no ataque tem nome: Robson. Do pé dele, vieram 42,8% dos gols da equipe, um total de nove em oito jogos.
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024
Segundo Guto, mesmo com o volume de ataque, a equipe precisa ser mais eficaz nas finalizações.
"O futebol vem sendo jogado, independente dos atletas que estejam jogando. Nosso ataque vem produzindo, mesmo com dificuldades. A equipe não se limita a jogar esperando o adversário. Ela busca impor o jogo. São ajustes que precisamos fazer para ficar mais assertivos. É ter equilíbrio, não desistir e buscar", afirmou.
Se o ataque se destaca, a defesa é a que mais levou gols entre os cinco primeiros colocados do campeonato. Em nove jogos, foram nove gols levados, enquanto o rival Athletico levou apenas três. Das equipes na zona de classificação, apenas o Londrina tem mais - 11 gols contra.
"Estamos num processo de construção sim, correndo contra o tempo para ajustes o tempo todo. Em termos de montagem da linha defensiva, todo jogo tem ajustes e mudanças de peças por desgaste, lesão e cartão", analisou o treinador.
O clássico acontece no próximo domingo (18), no Couto Pereira, às 18h30.
Leia mais: Robson chega perto do top-3 artilheiros do Coritiba no século