Em meio à maratona de jogos, Guto Ferreira detalha rodagem de atletas

Em seis dias, o Coritiba vai jogar três partidas pelo Campeonato Paranaense. Nesta segunda-feira (22), venceu o São Joseense em casa, por 2 a 0. Na quarta-feira (24), o elenco coxa-branca viaja para Londrina para o duelo com a equipe da cidade na noite da quinta-feira (25). No domingo (28), o Alviverde volta a campo, contra o Operário, em casa.
O ritmo intenso de jogos exige inteligência na hora de escolher o elenco titular de cada partida para evitar lesões e dificuldades na parte mais decisiva da competição. O técnico do Coxa, Guto Ferreira, falou sobre a maratona de jogos depois da partida desta segunda-feira.
"Nós temos que ter estratégias que cubram toda a tabela e não só o próximo jogo. Temos que sempre pensar lá na frente. Vamos avaliar e ver quem teve desgaste maior", explicou o treinador em entrevista coletiva.
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024
O técnico usou o exemplo do atacante Figueiredo, reforço que estrou na primeira rodada, na vitória contra o PSTC, por 3 a 0. No jogo, o atleta foi substituído aos 22 minutos do segundo tempo.
"No jogo passado, na hora que tirei o Figueiredo a torcida [reclamou]. Se eu não tivesse tirado, talvez ele tivesse lesionado. Então, a gente está olhando com carinho. É melhor perder um jogo, do que cinco ou mais ainda decair no aspecto físico", afirmou Guto.
Maratona faz atletas oscilarem
O treinador também falou sobre o cansaço que os jogadores têm com a rotina intensa de treinos e jogos. Na partida contra o São Joseense, o atacante Edu e Fabrício Daniel não foram bem, mas Guto acredita na evolução.
"Hoje nós acreditamos em cada um dos que estão aqui. E nós vamos dar espaço sim. Nós não podemos criar em um dia o herói, depois o vilão. Se formos nesse caminho, não vamos chegar a lugar nenhum. Sabemos o que queremos e vamos apoiar para que todo mundo cresça e lá na frente o nosso grupo seja muito forte", defendeu o professor.
Nas duas primeiras rodadas do Estadual, Guto já utilizou 19 jogadores no total, entre titulares e reservas. Segundo ele, quem se destacar, vai ter oportunidades.
"Todos eles que estão rivalizando com outros vão acertar, vão errar e daqui a pouco as coisas podem mudar drasticamente", afirmou.