Guto Ferreira projeta início de temporada e detalha busca por jogadores
De olho em 2024 desde que chegou ao Coritiba, no fim de novembro, o técnico Guto Ferreira deu mais detalhes sobre os próximos passos do clube na preparação da temporada de 2024. A diretoria iniciou o processo da reformulação do elenco e já dispensou cinco atletas.
Antes de iniciar o trabalho na Série B, com foco no acesso, o Alviverde tem o Campeonato Paranaense como primeiro desafio a partir de 17 de janeiro. Veja aqui a tabela.
Segundo Guto, a chegada "antecipada" ao Coxa vai facilitar o trabalho. O treinador relevou as derrotas que sofreu no comando da equipe nas últimas rodadas, contra Bragantino (1 a 0), e Corinthians (2 a 0), na última quarta (6).
"Tudo tem um preço. Se eu não estivesse disponível a pagar o preço desses jogos, eu teria que fazer avaliações nos próximos campeonatos, não tendo possibilidade de fazer uma avaliação mais criteriosa e, muitas vezes, perdendo tempo na hora da montagem. Porque não teria subsídios para fazer as avaliações. Então é importante estar [no clube] porque quem retornar [em 2024] já recebeu indicações de como será a mentalidade de trabalho e o próximo ano, para que a gente possa fazer diferente", explicou o o treinador.
Focado na reformulação do elenco, Guto deu mais detalhes sobre como o clube está lidando com o processo de encontrar jogadores adequados para a próxima temporada. O CEO do clube, Carlos Amodeo, afirmou recentemente que o Coxa quer encontrar atletas "forjados" para a competição, já que a Série B tem características diferentes da elite.
"Desde que cheguei, já fizemos pelo menos seis ou sete reuniões. Temos trocas de ideias sobre jogadores indicados, que temos conhecimento e estamos na busca. O mercado é muito dinâmico sob vários aspectos e [exige] expertise de quem vai trabalhar em cima da busca e concretização dessas contratações para gerar uma gama de jogadores que nos interessam e estão pontuados como prioritários", detalhou Guto.
Pré-temporada de 2024
O Coritiba estreia no Campeonato Paranaense no dia 18 de janeiro contra o PSTC, no Couto Pereira. A primeira fase será disputada com dois jogos por semana até o dia 25 de fevereiro. Os atletas do Alviverde iniciam a pré-temporada no dia 6 de janeiro.
Segundo Guto, o ritmo intenso de jogos logo no início de ano vai exigir uma estratégia de uso dos jogadores. Para o treinador, é preciso ter opções para competir com os times do interior, que já iniciaram a preparação para a competição.
"Nós temos que ter plantel para conseguir criar todo um mecanismo de uso desses jogadores. Vamos perder em alguns aspectos como conjunto, mas para fazer com que a parte física cresça durante esses jogos, intercalando para que eles não corram risco de lesão e possam ir crescendo nos aspectos físico e técnico", afirmou.