Guto avalia vitória e promete evolução: "Muita coisa para melhorar"

Mesmo com vitória na estreia do Campeonato Paranaense, nesta quinta-feira (18), no Couto Pereira, o técnico do Coritiba, Guto Ferreira, afirmou que a equipe está longe de jogar o futebol ideal. O treinador citou o pouco tempo de preparação e explicou que o Alviverde deve levar algumas rodadas para apresentar um time "competitivo e impositivo".
Em 12 dias de pré-temporada, Guto precisou integrar reforços e escolher as melhores peças para a estreia do Alviverde no Estadual. O Coxa venceu o PSTC por 3 a 1, mas Guto preferiu não se impressionar com o resultado.
"Tem muita coisa para melhorar, mas é parte de uma construção jogo a jogo, momento a momento, treino a treino. E tenho certeza que vamos ir crescendo o que a gente precisa e, no momento certo, estaremos jogando aquilo que a gente tinha por objetivo desde o início, que é jogar jogo competitivo e impositivo", explicou o técnico.
Durante a entrevista coletiva, o treinador falou sobre o tempo limitado de treinos para a estreia, em comparação com outras equipes da competição.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
O adversário de ontem, o PSTC, começou a preparação no fim de novembro e pôde jogar o Torneio de Verão, em dezembro, contra outras equipes que estão no Estadual. Com pouco mais de duas semanas de treinos, Guto explicou que a equipe deve crescer nas rodadas mais à frente.
"O ritmo é outro, o nível de início é outro. Não estamos falando de nível técnico, estamos falando de estágio físico. A nossa equipe vai começar a crescer nesse aspecto daqui quatro ou cinco rodadas. E, pela sequência, vamos ter que jogar com a distribuição dos jogos para que alguém possa pelo menos descansar, jogar um pouco menos para poder recuperar para o próximo jogo", projetou.
Evolução e confiança dos atletas
Guto também valorizou a virada do Coxa. No jogo, a equipe alviverde levou um gol e conseguiu empatar ainda no primeiro tempo. Segundo ele, o placar passou por calma, empenho e experiência.
"Eles chegaram dentro da partida sabendo o que tinham que fazer. No momento que tomamos o gol, a primeira coisa foi tentar acalmá-los, depois nós tivemos um pouco de lentidão, uma coisa que já começou a se corrigir no segundo tempo, melhorou a velocidade. E tem parte do repertório que não foi apresentada, à medida que a confiança vai crescendo, vai acontecendo ao natural", explicou.
O treinador valorizou o desempenho dos atletas Matheus Frizzo, Figueiredo, Vini Paulista, Natanael e Edu na vitória e afirmou que eles ainda vão evoluir.
"Os jogadores têm uma certa bagagem, não caíram de paraquedas. Foram escolhidos, pinçados a dedo. Embora tenham feito uma boa partida, têm muito mais a crescer, estão longe do ideal deles e é isso que a gente espera", afirmou o treinador.