Após fracasso no Coritiba, técnico salva rival do Athletico do rebaixamento
O técnico Fábio Matias alcançou seu objetivo no Juventude ao evitar o rebaixamento da equipe gaúcha. Depois da vitória sobre o São Paulo por 2 a 1 , na quarta-feira (4) o Ju chegou aos 45 pontos e está matematicamente garantido.
Matias, no entanto, teve passagem fracassada pelo Coritiba. Antes de ser lançado como treinador pelo então diretor técnico Paulo Autuori, o comandante só tinha experiência em categorias de base e como interino. No Botafogo, no início da temporada, por exemplo, comandou a equipe em 10 partidas — oito vitórias, um empate e uma derrota.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão 2024
No Coxa, Fábio Matias assumiu o time em junho, mas foi demitido pouco mais de um mês depois. Ao todo, foram apenas oito partidas, sendo uma vitória, três empates e quatro derrotas, para um aproveitamento de apenas 25%.
Quando assumiu, o Alviverde era o oitavo colocado, com 14 pontos, mas o treinador deixou a equipe na 14ª posição, com 20 pontos, a dois pontos da zona de rebaixamento à Série C.
Matias teve arrancada pelo Juventude
Depois da saída de Jair Ventura, Fábio Matias assumiu o Juventude em 27 de outubro. A equipe estava na 17ª posição, com 33 pontos. Após seis jogos no comando, o Ju subiu para a 13ª posição, com 45 pontos, e está matematicamente garantido.
No período, foram três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Na última rodada, domingo (8), às 16h, o Alviverde recebe o Cruzeiro, no Alfredo Jaconi, mirando uma vaga na Sul-Americana.
"Conseguimos, dentro dos jogos, aos poucos, ir evoluindo e crescendo, organizando alguns pontos. Mas o principal é a forma de acolhimento do clube em si com direção, atletas e funcionários. Então, temos que comemorar essa permanência na Série A. Sabendo que temos ainda o último jogo com o Cruzeiro e com possibilidade de brigar por algo maior. Podemos falar que o Juventude é um clube de Série A, com todo orgulho e de boca cheia também", declarou o técnico após a vitória sobre o São Paulo.
O Juventude era um rival direto do Athletico contra a queda. Agora, a briga pode ser por uma vaga na Sul-Americana. O Furacão encara o Bragantino nesta quinta-feira (5), às 20h, na Ligga Arena, para também se garantir na Série A. Um empate basta. Mas como também mira a competição continental, a equipe de Lucho González necessita vencer os paulistas.