Experiente, Robinho acredita que mudança de técnico pode agitar elenco do Coritiba
Um dos jogadores mais experientes do atual elenco do Coritiba, o meia Robinho vê com certa naturalidade a troca no comando técnico. Nesta semana, o Coxa demitiu Gustavo Morínigo e contratou Guto Ferreira.
Apesar de saber que o treinador é quem paga o preço diante dos maus resultados, mas ressaltou que a culpa pela campanha alviverde não é apenas do antigo comandante.
"Estou acostumado com isso (troca de técnicos). Sabemos que em momentos difíceis a primeira cabeça é a do treinador. Os jogadores sabem que não é só responsabilidade do treinador. Sabemos que a responsabilidade é nossa pela saída do Morínigo", afirmou o jogador, em entrevista coletiva.
Para Robinho, a chegada de um novo técnico também serve como uma motivação dentro do elenco, uma vez que se abrem oportunidades para praticamente todos os atletas, até mesmo os que não vinham atuando recentemente.
"É quase que automática a virada de chave. De repente um jogador que não tinha confiança com o Morínigo, agora aumenta, pode ter oportunidade. Isso é normal, muda o ambiente. O novo treinador chega com outras expectativas. Espero que todos estejam com a cabeça boa e preparados", acrescentou o meia.
Robinho está à disposição após período lesionado
Inclusive o próprio Robinho. O jogador não atua desde o dia 15 de junho, na derrota por 4 a 2 para o Red Bull Bragantino, quando se lesionou. De lá prá cá teve mais dois problemas físicos e somente agora está voltando a ficar à disposição.
"Foram dois meses complicados pra mim, acabei tendo uma lesão contra o Bragantino, ai voltando aos treinos senti novamente. Isto me atrapalhou um pouco, atrapalhou o time, quando estávamos em um bom momento, apesar das derrotas. Eu estava retomando meu ritmo de jogo, mas fiz uma nova pré-temporada, me sinto bem, falta o tempo de bola, o ritmo, mas a expectativa é boa", afirmou.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão e os próximos jogos do Coritiba
O próximo compromisso do Coritiba é no sábado (20), quando encara o Fluminense, às 19h, no Maracanã. Para este confronto, embora esteja apto a atuar, Robinho admitiu que não tem condições de jogar mais do que um tempo inteiro.
No entanto, jogou nas mãos de Guto Ferreira sua utilização ou não, mas ressaltou que esta primeira semana de trabalhos do novo treinador é importante em termos de conhecimento de elenco.
"Agora vai depender do Guto, do trabalho do dia a dia, da formação que ele for usar, e quem ele confiar mais nesse primeiro momento vai entrar e dar o seu melhor", afirmou.
"Ele é um treinador experiente, sabe como funciona, acompanha os times em todo o Brasil. Muitos jogadores ele já conhece, então já dá para fazer uma avaliação e esperamos entender o mais rápido possível o trabalho dele", completou Robinho.