Ex-presidentes do Coritiba mostram preocupação com SAF e pedem acesso a documentos
Ex-presidentes do Coritiba se reuniram e protocolaram, nesta quinta-feira (25), um ofício pedindo à Treecorp, dona de 90% da SAF do clube, o acesso aos documentos relacionados à venda do Coxa. No texto, eles expressam preocupação com os rumos da equipe na Série B.
O texto é assinado por Joel Malucelli, João Jacob Mehl, Francisco Araújo, Giovani Gionédes, José Fernando Macedo, Cleverson Marinho Teixeira, Omar Akel, hoje conselheiros natos da associação, e José Augusto Arruda, que atua como conselheiro vitalício do clube.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão Série B
Entre os pedidos dos ex-presidentes, eles solicitam o acesso ao instrumento de constituição da SAF, ao acordo de acionistas, à cessão dos direitos de uso do Couto Pereira e do CT da Graciosa, entre outros [veja nota completa abaixo].
O movimento dos ex-dirigentes acontece em um momento de aumento da cobrança formal à SAF. Na última semana, o Conselho Deliberativo do Coxa enviou um ofício para a Treecorp exigindo uma evolução urgente no futebol para que o clube volte à Série A do Campeonato Brasileiro.
Antes, a torcida organizada Império Alviverde já havia protocolado um pedido de acesso aos documentos selados entre Coxa e Treecorp. De acordo com a torcida, em comunicado nesta quinta-feira, no entanto, o pedido foi negado pela empresa.
Veja ofício de ex-presidentes do Coritiba na íntegra
"Ex presidentes protocolaram requerimento na Secretaria do Coritiba. Eles exigem que a SAF entregue uma série de documentos que redundaram na constituição da Sociedade Anônima - SAF Coritiba.
Os conselheiros natos e vitalício deram prazo de dois dias para que os documentos requeridos sejam entregues “sob pena da adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis”.
Segue abaixo o teor do documento, que revela muita preocupação com a péssima campanha do futebol do clube e o distanciamento do G4 da Série B. A atual situação do Coritiba mostra séria ameaça até de rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro.
Joel Malucelli, João Jacob Mehl, Francisco Araújo, Giovani Gionédes, José Fernando Macedo, Cleverson Marinho Teixeira, Omar Akel e José Augusto Arruda, os sete primeiros conselheiros natos e o último Conselheiro Vitalício da instituição Coritiba FC, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, requerer a cópia dos seguintes documentos que foram assinados pelo Clube com relação à constituição da Sociedade Anônima SAF Coritiba, saber:
a) Instrumento de constituição da Sociedade Anônima do Futebol – SAF Coritiba – nome empresarial Coritiba Sociedade Anônima de Futebol, CNPJ 45.240.156/000-88;
b) Instrumento Particular para a Aquisição de unidade Produtiva Isolada e outras avenças UPI;
c) Acordo de Acionistas;
d) Contrato de Licenças de uso e cessão parcial sob condição de suspensão de Direito de Propriedade Intelectual e outras Avenças;
e) A cessão dos direitos de uso do Estádio Couto Pereira e do Centro de Treinamento Bayard Osna;
f) Escritura Pública de constituição onerosa de Direito Real de superfície
Referido pedido justifica-se para que os conselheiros ex presidentes possam estudar e analisar os documentos referidos à luz da legalidade pátria e estatutária, visando sempre o bem maior que a instituição centenária Coritiba Foot Ball Club.
Entendem os requerentes que não se aplica a eles a cláusula da confidencialidade, ei que os mesmos fazem parte do Conselho Deliberativo do clube.
Todavia para que não se alegue a existência de cláusula de confidencialidade para a negativa de entrega dos documentos, comprometem-se os mesmos a não divulgar nenhum documento, os quais serão objeto de estudos.
Assim sendo, requer que as cópias sejam disponibilizadas no prazo de 2 dias, às quais deverão ser entregues ao ex presidente João Jacob Mehl que fará a retirada junto à secretaria do clube.
O não atendimento no prazo requerido importará na adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis.
Pede deferimento.
Curitiba 24 de julho de 2024.
Documento protocolado, com as respectivas assinaturas dos signatários, neste dia 25 de julho na Secretaria do Coritiba FC."