Nove ex-jogadores do Coritiba conseguiram acesso para a Série A; veja a lista
Quase um time inteiro de ex-jogadores do Coritiba conseguiu o acesso para a Série A pelos quatro times que encerraram a Série B no G4, neste domingo (24): Santos, Mirassol, Sport e Ceará.
Nove atletas que já passaram pelo Alto da Glória garantiram uma vaga na elite do futebol brasileiro em 2025. O único da lista que ainda pertence ao Coxa é o volante Andrey, que tem contrato de empréstimo com o Ceará até o fim deste ano.
Antes da última rodada da Série B, quando o Novorizontino ainda estava na zona de classificação, a lista era inda maior e chegava a 12 jogadores. Mas a derrota do time paulista deixou William Farias, Fabrício Daniel e Waguininho de fora.
+ Coritiba: Manga ignora diretor "inimigo" em postagem de despedida
O Coritiba, por sua vez, encerrou a competição na 12ª colocação, com 50 pontos, a pior campanha da história da equipe na Segunda Divisão desde o início dos pontos corridos, em 2006.
Campeão da Série B tem lateral ex-Coritiba
O lateral-direito Hayner, utilizado três vezes como titular do Coxa, é um dos atletas do Peixe na temporada. O defensor foi contratado pelo Alviverde em agosto de 2023, na primeira janela de transferência depois que a SAF foi oficializada.
O jogador jogou oito jogos até ser dispensado no fim do ano, quando encerrou o víncul de empréstimo. Pelo Santos, campeão da Segundona, o defensor soma 18 jogos como titular, de 36 no total.
Mirassol tem cinco ex-atletas do Coritiba
O Mirassol, vice-campeão da Série B, tem cinco atletas que passaram pelo Coxa: os goleiros Muralha e Vanderlei, o lateral Lucas Ramon, o meia Gabriel e o atacante Léo Gamalho.
Muralha foi o goleiro que somou mais jogos sem sofrer gols na Série B, com 22 partida de clean sheet na competição. O arqueiro também teve a menor média de gols sofridos por jogo, 0,7.
Já o atacante Léo Gamalho teve a maior frequência de gols da Série B, junto com Esli García, do Paysandu. Ambos precisaram de 155 minutos para marcar. Os dados são do site Sofascore.
Sport e Ceará somam três ex-alviverdes
O Sport, terceiro colocado, tem o atacane Zé Roberto e o zagueiro Luciano Castán. Zé atuou no Coxa em 2023, por 11 jogos e marcou um gol, com uma assistência. Na equipe recifense, tem 44 jogo, 11 gols e nove assistências.
Castán jogou no Alviverde entre os anos 2021e 2022, somando mais de 100 jogos, com 11 gols e duas assistências. No Sport, tem 44 jogos e dois gols.
O Ceará, por sua vez, contou com o volante Andrey desde a 16ª rodada da Série B. O Coxa liberou o meio-campista para acertar um empréstimo até o fim do ano com o Vôzão, já que ele não estava sendo utilizado no Alto da Glória.
No time cearense, o atleta também teve pouca participação. Ele somou dez jogos, nenhum como titular e menos de 80 minutos dentro de campo.