SAF

Ex-gerente aponta interferência da Treecorp no Coritiba ainda em 2022; diretoria nega

Por
Fernando Rudnick
20/06/2023 21:30 - Atualizado: 05/10/2023 10:02
Paulo Thomaz de Aquino, ex-diretor do Coritiba
Paulo Thomaz de Aquino, ex-diretor do Coritiba | Foto: Divulgação/Coritiba

Demitido do Coritiba na semana passada, o gerente de preparação esportiva, Paulo Thomaz de Aquino, acredita que a Treecorp, fundo de investimentos que fechou, no início de maio, acordo para comprar 90% SAF da coxa-branca, liderava as decisões do departamento de futebol do clube desde o ano passado.

De acordo com Paulão, houve uma mudança no processo de contratação de atletas a partir da saída do técnico Guto Ferreira, após o Brasileirão. Na visão dele, com participação da empresa que, naquela época, ainda negociava a compra da SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

"Novembro do ano passado foi um marco para nós. Acabou o comitê de futebol. Existia, perto da janela, também um comitê de contratação, que a gente se reunia diariamente. Essa foi uma decisão interna do clube, dos gestores. Ficou um processo restrito ao G5 e ao head esportivo. Já era, também, capitaneado pela SAF. Ela já dava suas contribuições em novembro. A partir dali, ficamos à margem dessas decisões", afirmou Thomaz de Aquino em entrevista ao ge.globo.

+ Confira a tabela do Coritiba no Brasileirão

Ele também pontua que o processo de venda, sem dúvidas, influenciou no planejamento para a temporada 2023.

"Não estava assinado, mas, ao mesmo tempo, já estava conduzindo para o processo ser concretizado. São várias pessoas dando opiniões, acaba gerando um desgaste, divergências, acredito eu. E isso trouxe algumas consequência", apontou o ex-dirigente alviverde.

Diretoria do Coritiba nega interferência prévia da SAF

A diretoria do Coritiba, contudo, nega qualquer interferência da Treecorp antes da chegada do CEO Carlos Amodeo, que começou a trabalhar no clube em maio deste ano, junto com o head esportivo Artur Moraes.

Segundo o vice-presidente Osíris Klamas, a contratação de jogadores passou, sim, a ser conduzida por um grupo menor de pessoas, mas todas de dentro do clube.

"[A participação da Treecorp] era uma percepção dele, talvez, porque acabamos com o comitê... O Paulão perdeu, não diria força, pois tinha sua função, foi importante até o final, mas saiu daquele picadeiro que a gente tomava as decisões. Então, até por que a gente não podia abrir muito, mesmo internamente, acaba-se imaginando que possa ter havido essa intervenção, mas não aconteceu", justifica Osíris, que cita que a venda esteve ameaçada alguns meses atrás por causa de discordâncias em pontos importantes do contrato.

"A SAF em nenhum momento opinou ou participou. Houve alguns momentos em que o próprio Glenn [Stenger, presidente em exercício] e o Léo [Leonardo Boguszewski, profissional que ajudou a construir o contrato da SAF] disseram que estava difícil, que arriscava não sair mais o negócio. Foram negociações pesadas. Então, assim, o Paulão e vários atores, pessoal da captação, que antes participavam ativamente, acabaram isolados", afirmou.

Sobre a troca de Guto por António Oliveira, Klamas reitera que a opção foi por não acreditar que o treinador que salvou o time do rebaixamento em 2022 poderia representar um salto de patamar que a diretoria esperava.

"Nós fizemos avaliação de que o Guto não aguentaria esse ano [2023]. Ele foi importantíssimo, agradecemos, mas sempre escutamos algumas lideranças entre os jogadores e a gente definiu que precisaria subir um patamar, no nosso modo de ver, do treinador. Teve a coincidência do António Oliveira ser português, e aquela questão do próprio Artur estar lá em Portugal, mas não teve nenhuma relação da SAF ter indicado, de jeito nenhum. Tanto é que avaliamos outro treinadores como o Roger, o próprio Tiago Nunes, Jair Ventura. Alguns nomes foram levantamos e a gente viu que a possibilidade, naquele momento, seria o António", completa.

Veja também:
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Ankalaev promete derrotar Poatan no UFC 313 e já pensa até em revanche
Ankalaev promete derrotar Poatan no UFC 313 e já pensa até em revanche

Fernando Rudnick é formado em jornalismo e pós-graduado em comunicação esportiva. Sempre repórter, começou a cobrir o dia a dia dos times paranaenses em 2009, quando entrou na Gazeta do Povo. Atualmente, é coordenador do UmDois Es...

twitter
+ Notícias sobre Coritiba
Coritiba: "Nunca tinha passado por isso", desabafa atacante dispensado
Entrevista

Coritiba: "Nunca tinha passado por isso", desabafa atacante dispensado

Artilheiro do Coritiba não tem permanência garantida e atrai clubes da Série A
Futuro indefinido

Artilheiro do Coritiba não tem permanência garantida e atrai clubes da Série A

Contra marca negativa, Coritiba encara o Botafogo-SP; veja prováveis escalações
Série B

Contra marca negativa, Coritiba encara o Botafogo-SP; veja prováveis escalações

Tudo Sobre

Ex-gerente aponta interferência da Treecorp no Co...