Ex-CEO do Coritiba, Amodeo é anunciado por clube da Série A
Carlos Amodeo, ex-CEO do Coritiba, foi anunciado pelo Vasco nesta segunda-feira (8). O diretor deixou o Alviverde na última semana após divergências internas. Ele foi o primeiro CEO da SAF coxa-branca.
O profisssional passou pouco mais de um ano no Alviverde e não conseguiu o desempenho esportivo esperado. Internamente, Amodeo teve divergências com o diretor de futebol Paulo Autuori e o head esportivo William Thomas, o que culminou em sua saída.
A relação entre os três ficou abalada após divergências em relação ao atleta Alef Manga. Amodeo era a favor do retorno do atacante ao elenco depois do cumprimento da pena por manipulação de resultados.
Já Autuori se posicionou contra a volta de Manga e falou em "princípios éticos e morais" para indicar que o clube não gostaria de contar com o ex-camisa 11. O jogador cumprirá 100% da sua pena na segunda quinze deste mêss.
No Coritiba, CEO teve passagem conturbada
No Coxa, Amodeo viveu resultados ruins dentro de campo e teve tensão com a torcida coxa-branca. Com o antigo CEO no comando, o Coritiba colecionou recordes ruins em 2023, que culminaram no sétimo rebaixamento da história alviverde.
Neste ano, as quedas precoces na Copa do Brasil, na primeira fase, e no Campeonato Paranaense, na semifinal, também marcaram a gestão. Já na Série B, a dificuldade para entrar no G4 e engrenar na competição aumentaram a pressão sobre o ex-dirigente.
Fora de campo, um clima de pressão começou a se criar neste ano, quando a torcida, insatisfeita com os resultados, começou a protestar na arquibancada. Em resposta, Amodeo criticou a torcida e pediu um "ambiente positivo" entre torcedores, comissão técnica e diretoria.
Segundo ele, sem isso, "a jornada de retorno à Série A seria muito mais difícil". A fala repercutiu muito mal entre a torcida coxa-branca e o ex-CEO precisou se retratar.
Em 2023, Vasco contratou CEO do Athletico após saída
Não é a primeira vez que o Vasco contrata o CEO que estava em um clube paranaense. No fim de 2023, o Vasco contratou Alexandre Mattos, que estava no Athletico até então. Mattos não renovou com o Furacão e assumiu o Cruzmaltino no início deste ano.
No clube carioca, Mattos não durou muito tempo e acabou demitido em março. Atualmente, ele é CEO do Cruzeiro.