Em nove meses de SAF, um terço dos reforços contratados já deixou o Coritiba
Desde a homologação da SAF, em junho de 2023, o Coritiba contratou 23 reforços sob a nova gestão. Nove meses depois, oito jogadores já deixaram o clube. Dos 11 contratados na temporada passada, apenas quatro seguem no Alviverde.
A primeira contratação da era SAF foi o volante Fransérgio. Depois dele vieram: o zagueiro Maurício Antônio, o lateral-direito Hayner, o volante Sebastian Gómez, e os atacantes Edu, Maurício Garcez, Diogo Oliveira e Lucas Barbosa.
O Coxa fechou as contratações de 2023 com o trio de gringos composto pelo volante Samaris e os atacantes Jesé Rodríguez e Slimani.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
Dos 11 reforços do ano passado, apenas Maurício Antônio, Sebastián Gómez, Fransérgio (lesionado) e Diogo Oliveira, que não foi utilizado nenhuma vez neste ano, seguem no clube.
No fim de 2023 e no início deste ano, o Coritiba passou por uma reformulação completa no elenco e 12 novos jogadores foram contratados: Benassi, Gabriel Leite, Benevenuto, Bruno Melo, Matheus Frizzo, Vini Paulista, Arilson, Figueiredo, Damião, Brandão e David.
Dos doze reforços, o Coritiba fez um dos maiores investimentos no atacante David, pagando R$ 4 milhões por 50% dos direitos do atleta. Desde que chegou, em fevereiro, disputou apenas seis jogos, sendo um como titular, um total de 144 minutos em campo.
Os mais utilizados
Dos contratados em 2023, Maurício Antônio e Sebas Gómez são os mais usados. O zagueiro vem sendo mais acionado na temporada atual, pelo técnico Guto Ferreira.
Dos reforços deste ano, Matheus Frizzo, Figueiredo, Arilson e Vini Paulista foram os mais escalados em campo. Frizzo, inclusive, é o vice-artilheiro do Coritiba.
Os menos utilizados
O volante Samaris, com quatro jogos, e o atacante Jesé Rodríguez, com seis partidas, foram os menos utilizados no Coritiba desde a chegada da SAF.
O atacantes Lucas Barbosa jogou cinco jogos com a camisa alviverde, hoje, o atleta que chegou ao Coxa emprestado pelo Santos, joga no Juventude e tem cinco gols e duas assistências em 15 partidas.
Dos presentes no elenco atual, o lateral Rodrigo Gelado, que chegou ao Coxa por R$ 1,5 milhão e jogou cinco partidas como titular, é um dos menos usados, ao lado justamente do atacante David.
Veja todas as contratações da era SAF
- Goleiros: Benassi e Gabriel Leite.
- Zagueiros: Reynaldo (saiu), Maurício Antônio, Benevenuto e Bruno Melo.
- Laterais: Hayner (saiu) e Rodrigo Gelado.
- Meio-campistas: Fransérgio, Sebastian Gómez, Matheus Frizzo, Vini Paulista e Arilson.
- Atacantes: Edu, Maurício Garcez, Samaris, Slimani, Jesé Rodríguez (saíram), Diogo Oliveira, Figueiredo, Damião, Brandão e David da Hora.